Ocupantes do Jardim IPE querem negociar permanência
Os vereadores que compõem a Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre receberam nesta terça-feira (3/4) moradores de um conjunto residencial pertencente ao Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (Ipergs), localizado no Bairro Glória. De acordo com o vereador Sebastião Melo (PMDB), que propôs a reunião, 650 pessoas ocupam os 197 apartamentos do conjunto residencial desde 1999. Melo informou que o propósito da reunião foi o de intermediar uma tentativa de acordo entre os invasores e o IPE para viabilizar a permanência dos ocupantes nos imóveis ou a realocação das famílias para outra área da cidade. Sabemos que a atitude não é legal mas o IPE não poderia deixar 197 moradias abandonadas, disse o vereador, propondo uma negociação com o instituto. Precisamos saber a quem pertence realmente aqueles apartamentos, se são de famílias cooperativadas do IPE e se essas famílias que lá estão teriam condições de negociar. Comunicou ainda que quando esteve abandonado o local era ponto de drogados, ladrões e estupradores. Vamos tentar construir um caminho, pois esta é mais uma dura realidade da nossa cidade."
O presidente da Associação dos Moradores do Residencial Jardim IPE, Ademar Pinheiro, informou que os invasores estão dispostos a negociar com o instituto. Sabemos que não somos donos, mas estamos dispostos a chegar a um acordo. Temos que cumprir a lei. Mostrou algumas fotos das melhorias que já foram feitas no local. É só para mostrar como estamos organizados e queremos permanecer nos apartamentos.
No término da reunião, ficou acertada a formação de uma comissão, composta também pela comunidade, para negociar junto ao IPE. Precisamos iniciar um processo de negociação, disse o presidente da Cuthab, Elói Guimarães (PTB), que conduziu o encontro. Também participaram da reunião os vereadores Guilherme Barbosa (PT), Ervino Besson (PDT) e Alceu Brasinha (PTB). Representantes do DEP, Fasc, Dmae, Demhab e da Prefeitura acompanharam a reunião.
Regina Andrade (reg. prof. 8423)