Comissões

Cuthab solicitará suspensão de despejo no Jardim dos Coqueiros

Inácio Arce (e) denunciou "carteiraço" da Smam Foto: Francielle Caetano
Inácio Arce (e) denunciou "carteiraço" da Smam Foto: Francielle Caetano
A Comissão de Urbanismo, Transportes e Habitação (Cuthab) fará reunião extraordinária na próxima terça-feira (19/3), às 9h30min, para tratar da ameaça de despejo dos moradores do Jardim dos Coqueiros, na zona Norte da Capital. De acordo com o presidente da Cuthab, vereador Delegado Cleiton (PDT), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) será convidada a prestar explicações sobre o tema. O presidente da Associação de Moradores Jardim dos Coqueiros, Inácio Siqueira Arce, denunciou que representantes da Smam teriam notificado os moradores para que eles deixassem o local num prazo de 15 dias. "O pessoal ficou apavorado, o prazo é muito curto."

Presidindo a reunião, Delegado Cleiton acatou o pedido dos vereadores Cláudio Janta (PDT), Alceu Brasinha (PTB), Cássio Trogildo (PTB), Engenheiro Comassetto (PT) e Pedro Ruas (PSOL) para que a Cuthab solicite à Smam a suspensão da notificação de despejo, a fim de que a comissão possa intermediar uma negociação entre moradores e o Executivo.

De acordo com Inácio Arce, cinco famílias habitam a área – que está destinada à construção de uma praça – há cerca de dez anos. Ele explica que a comunidade começou a construir pequenas casas no local, mas foi impedida de continuar as obras em função do embargo da Smam. "Um representante da Smam nos ameaçou com um "carteiraço" e nos disse que não poderíamos construir nada ali, pois o pessoal teria de sair daquele local em 15 dias. Estão fazendo terrorismo com os moradores." Também participaram da reunião o coordenador da Defesa Civil, Ernesto Teixeira, e o diretor-geral adjunto do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Marcos Botelho.

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)