Sessão Solene

Delegado Ranolfo Vieira Júnior é cidadão de Porto Alegre

Ranolfo já comandou a Polícia Civil do RS e o Departamento de Investigações Criminais

  • Ranolfo e Adeli na entrega do titulo de Cidadão (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
  • Delegada Fabiana Favero também foi homenageada (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na noite desta sexta-feira (18/11), no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, sessão solene de outorga do título de Cidadão de Porto Alegre ao delegado de Polícia Ranolfo Vieira Júnior e entrega do Diploma de Honra ao Mérito Policial à delegada Fabiana Borges Kleine Favero. A iniciativa foi proposta pelo vereador Adeli Sell (PT).

De acordo com Adeli, as pessoas do bem merecem ser reconhecidas. “Acima das ideologias e das idiossincrasias partidárias, nossos homenageados sempre fizeram seu papel com dignidade e esmero. Tenho um profundo respeito com as pessoas que combatem as ilicitudes. Os servidores públicos precisam ser melhor tratados. O que é uma cidade? Ela só tem razão de ser se for boa para as pessoas. Temos que continuar pensando que é possível sim progredirmos, com pessoas que respeitem a sua profissão e os seus semelhantes. Só assim teremos uma sociedade melhor. Então, para que se faz política e se discute a coisa pública se não é a razão do bem estar das pessoas? Assim deveria ser a comunicação e o comércio”, ponderou o vereador.

Atualmente, a sociedade está estraçalhada. Precisamos de mais pessoas corajosas como o delegado Ranolfo e a delegada Fabiana para dignificar a população. Por este motivo, entregamos esta pequena distinção da Casa do povo de Porto Alegre, incluindo também e reconhecendo a importância de todas as pessoas do bem”, finalizou Adeli, saudando a comunidade de Esteio e os familiares dos homenageados presentes na sessão.

Homenageado

Para o delegado Ranolfo, a distinção é muito importante para brindar a sua exitosa carreira. “Sinto que estou recebendo uma homenagem do povo de Porto Alegre. Gostaria de dizer que, embora eu nunca tenha residido na Capital, voltava para a minha cidade de Esteio somente para dormir. Ficam aqui os meus registros de agradecimento pela homenagem. A proposta foi acolhida pela casa legislativa que representa toda sociedade, o que me deixa muito feliz. Quero compartilhar essa homenagem com aqueles que já trabalharam conosco e a toda polícia civil do nosso estado, incluindo a minha família, que é o meu esteio, minha base”, comentou Ranolfo que, atualmente, coordena a bancada do PTB na Assembleia Legislativa gaúcha.

Currículo

Ranoldo Vieira Júnior nasceu em Esteio, em 1966. É filho de Ranolfo Vieira e Célia Lucas Vieira. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) e pós-graduado no curso superior de Formação de Delegados de Polícia pela Academia da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Acadepol). Realizou curso de extensão universitária em Competências Essenciais ao Desenvolvimento da Investigação Criminal na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e de Mediação em Situação de Crise pela Acadepol.

Antes de ser chefe da Polícia Civil no governo Tarso Genro por quatro anos, o homenageado foi diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) durante seis anos, foi delegado em Rio Grande, atuou na Delegacia Regional do Vale dos Sinos, trabalhou no Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcotráfico (Denarc) e na Delegacia Especializada de Furto, Roubos e Capturas (Defrec), em Canoas.

Honra ao Mérito Policial

Ao receber o Diploma de Honra ao Mérito Policial, a delegada Fabiana Borges afirmou que foi titular da Delegacia do Consumidor por cinco anos e atuou fortemente no combate à pirataria no Rio Grande do Sul. “Agradeço de coração a homenagem recebida. Quero dizer que, tanto na Divisão de Assessoramento Especial do Departamento de Policia onde trabalhei, como na Delegacia do Consumidor, realizamos inúmeros trabalhos de prevenção e repressão, com palestras e seminários focados também na conscientização das pessoas, e ainda, executamos diversas operações de combate à pirataria. Deixo aqui a minha homenagem também aos homens e mulheres que apesar das dificuldades existentes trabalham para servir e proteger a sociedade gaúcha”, ressaltou Fabiana.

Presenças

Também estiveram presentes na solenidade o deputado estadual Aloísio Classmann, representando a Assembleia Legislativa do RS; o diretor do Foro Central de Porto Alegre, juiz Amadeo Buttelli; o subdefensor público geral do estado, Tiago Rodrigo dos Santos; o representante do V Comar, tenente-coronel Itamar Souza dos Reis; além dos vereadores Delegado Cleiton (PDT), Reginaldo Pujol (DEM) e Elizandro Sabino (PTB).

Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)