Sessão solene

Câmara presta homenagem aos 170 anos da Polícia Civil

Brasinha (c) entregou diploma a Ranolfo Vieira Junior Foto: Tonico Alvares
Brasinha (c) entregou diploma a Ranolfo Vieira Junior Foto: Tonico Alvares
Em sessão solene realizada nesta terça-feira (6/12) à tarde, no plenário Otávio Rocha, a Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou a Polícia Civil do Rio Grande do Sul pela passagem dos seus 170 anos de existência, completados no dia 3 de dezembro. Proponente da homenagem, o vereador Alceu Brasinha (PTB) entregou um diploma ao chefe da Polícia Civil do Estado, Ranolfo Vieira Junior, em reconhecimento pelos serviços prestados pela corporação aos cidadãos de Porto Alegre.

Ranolfo Vieira Junior agradeceu a homenagem prestada pela Câmara aos policiais civis. Na oportunidade, destacou a história construída pela Polícia gaúcha ao longo dos seus 170 anos de existência e os serviços prestados à sociedade. "A Polícia Civil existe para servir e proteger", disse Vieira Junior, ao finalizar seu rápido pronunciamento na tribuna. A Polícia Civil do RS foi oficializada, no dia 3 de dezembro de 1841, pelo imperador Dom Pedro II. Em dezembro de 1970 formou a primeira turma de agentes policiais femininas e, em 1987, a primeira de delegadas, com três integrantes.

O vereador Alceu Brasinha (PTB) manifestou sua admiração pelo "trabalho, honestidade e qualidade" do trabalho desenvolvido pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul. "É um exemplo de Polícia para o Brasil, são verdadeiros heróis", disse Brasinha. Ele lembrou que, há 34 anos, quando chegou a Porto Alegre, foi morador de rua por muito tempo e jamais imaginaria que teria chances de trabalho. Lembrou o trabalho competente desenvolvido pelas delegacias móveis nas ruas e pelo policiais civis nos diversos eventos realizados na Capital. Brasinha também manifestou apoio à busca por melhores condições de trabalho para os policiais civis e por equiparação salarial entre delegados e procuradores do Estado.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)