Comissões

DEP promete dragagem do dique na Vila Minuano

Arroio Passo da Mangueira Foto: Elson Sempé Pedroso
Arroio Passo da Mangueira Foto: Elson Sempé Pedroso
O dique que faz a ligação entre os arroios Passo da Mangueira e Sarandi, na Vila Minuano, bairro Sarandi, deverá ser dragado nos próximos dias. A promessa foi feita pelos representantes do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) do Município que acompanharam a visita à Minuano, promovida pela Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre nesta sexta-feira (4/5) pela manhã. A comunidade da zona norte da Capital reivindica o fechamento do dique, como alternativa para evitar que a água que circula pela Arroio Passo da Mangueira se desvie em direção ao Sarandi. Nos dias em que ocorrem chuvas muito fortes, dizem os moradores, o Arroio Sarandi transborda, e as águas acabam invadindo as casas localizadas no entorno.

O mau cheiro nas proximidades do Arroio Sarandi é muito forte, devido à proliferação de dejetos que vem à tona após as enchentes. A diretora de Obras e Projetos do DEP, arquiteta Denise Cantarutti, e o engenheiro Marcos Vinicio Padilha, também do DEP, garantiram, no entanto, que a dragagem do dique e dos arroios é apenas uma solução paliativa para minimizar o problema, mas não impedirá a ocorrência de novas enchentes. A solução definitiva, segundo eles, depende da realização de estudos técnicos a serem contratados pela prefeitura e envolve o reassentamento das famílias que ocupam irregularmente o entorno dos arroios.

Naquela região onde estão localizados atualmente os dois arroios, havia um imenso banhado até o final da década de 1950, segundo explicou Padilha. "É uma região alagável, de preservação permanente, e as pessoas não poderiam estar morando ali (próximo ao arroio)", afirmou Denise. O DEP também está construindo uma casa de bombas na Vila Minuano, nas proximidades do Arroio Sarandi, com recursos federais. Segundo Denise Cantarutti, também será feito um muro de contenção para proteger a lateral do dique, e está em tramitação no DEP um projeto para a construção de um dique em terra no local.

O presidente da Cuthab, vereador Paulinho Rubem Berta (PPS), salientou que a Vila Minuano possui mais de 800 famílias, que vivem sob constante tensão devido ao perigo de enchentes nos dias de chuva forte. Acompanhado dos vereadores Alceu Brasinha (PTB) e Mauro Pinheiro (PT), Rubem Berta solicitou que o DEP repasse à Cuthab um estudo apontando solução para o problema e disse que a Câmara Municipal deverá fazer uma audiência pública para discutir o assunto e cobrar providências dos governos municipal, estadual e federal. "Não queremos iludir a população. É um problema que se arrasta há mais de 30 anos e que demanda tempo para as obras definitivas. Estamos buscando um paliativo enquanto não vem a solução." Paulinho Rubem Berta também lembrou que o terreno nas proximidades do Arroio Sarandi pertence à Caixa Econômica Federal (CEF) e poderia negociado com a CEF para o reassentamento de famílias.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)