Comissões

Cuthab quer ações efetivas para evitar inundações na Zona Norte

Comissão vai solicitar que a prefeitura realize ações emergenciais na região.

  • Demandas relativas aos alagamentos recorrentes no Bairro Sarandi. Na foto, da esquerda para à direita, a vereadora Fernanda Melchionna e os vereadores Roberto Robaina, Dr. Goulart e Paulinho Motorista.
    Vereadores querem informações do Executivo sobre projetos que envolvam o PAC (Foto: Henrique Ferreira Bregão)
  • Demandas relativas aos alagamentos recorrentes no Bairro Sarandi. Na foto, a representante da AMAVIL, Silvia Melo.
    Silvia Mello: "Alagamentos na região decorrem do crescimento urbano desordenado" (Foto: Henrique Ferreira Bregão)

Engenheiros do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e representantes institucionais e comunitários participaram da reunião ordinária da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre na manhã desta terça-feira (23/5). Na oportunidade, foi apresentado o relatório de ações desenvolvidas para minimizar os problemas que envolvem os históricos alagamentos na zona norte da Cidade, bem como foram definidas novas atividades para buscar soluções às obras necessárias.

O presidente da Cuthab, vereador Dr. Goulart (PTB), fez um breve relato dos encontros realizados pela Comissão para debater o problema e os encaminhamentos que viabilizem resultados. Lembrou que os alagamentos e inundações na região resultam em transtornos e danos materiais e prejudicam a saúde dos cidadãos que residem ou trabalham no local. Conforme o parlamentar, a Cuthab solicitou ao Executivo o cronograma de obras de dragagem e limpeza nos arroios da Zona Norte, entre eles o Arroio Sarandi, incluindo o prazo para o conserto das Casas de Bombas 9 e 10, que drenam as águas de arroios daquela região da cidade, bem com a conclusão da Casa de Bombas Minuano, a qual apresenta uma série de problemas de engenharia.

A presidente da Associação de Moradores da Vila Leão (Amovil), Silvia Mello, entregou ao presidente da Cuthab um relatório de inspeção dos arroios, ruas e pontes, além de ocorrências das inundações desde o ano 2014, destacando que os problemas na região "são estruturais e decorrentes do desordenado crescimento urbano, com ocupações irregulares e crescimento populacional". A presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Rua Serafim de Alencastro e Entorno (Amarsae), Margarete Coelho, cobrou as etapas de trabalho estabelecidas para promoção de melhorias à região e elogiou a visita dos vereadores nas comunidades envolvidas, para verificação dos problemas.

Minuano

O engenheiro Carlos Adolfo Bernd, representante do DEP, ao explicar que a Casa de Bombas Minuano foi construída com defeito estrutural, disse que ela está em conserto após Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre Executivo e a empresa responsável pela obra. Bernd observou que o DEP aguarda o laudo da empresa certificando a qualificação das estruturas de vigas "para efetivarmos a instalação correta do disjuntor de média tensão e a chaminé de equilíbrio, para que a água não fique acumulada no pátio".

Ele relatou ainda que "foram limpos os dois trechos do Arroio Sarandi e o canal, houve a desobstrução de ruas, limpeza e reconstrução de redes", ao ressaltar que está programada a reconstrução de parte do muro do canal, além da aprovação para obra de alargamento do Arroio Sarandi, "no aguardo da disponibilidade de verba". Respondendo aos questionamentos sobre a disponibilidade de verba, na Caixa Econômica federal, oriunda do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para realização das obras, principalmente na Casa de Bomba 10, o engenheiro salientou que não há definição sobre esse orçamento, relatando que o processo está em andamento.

Também participaram da reunião os engenheiros Marcelo Diel e Fausto Vasques, assim como os vereadores integrantes da Cuthab Paulinho Motorista (PSB), Fernanda Melchionna (PSOL), Roberto Robaina (PSOL) e Professor Wambert (PROS). Após escutarem as manifestações dos presentes, os vereadores sugeriram a realização de urgente encontro com responsáveis pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAMS), a Secretaria Municipal da Fazenda, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o Departamento Municipal de Habitação (Demhab), o Ministério Público e a Caixa Econômica Federal (CEF).

Dr. Goulart encerrou os trabalhos reafirmando que a Cuthab vai encaminhar, de forma emergencial, pedido de informações ao Executivo municipal, para esclarecimentos sobre projetos que envolvam o PAC, além de agendar os encontros sugeridos e inciar ações urgentes, como a limpeza urbana e o fim da manutenção da Casa de Bomba Minuano, "para que as comunidades não sejam vitimadas com inundações, possíveis no inverno que se aproxima".

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)