Sessão Solene

Desembargador Leo Lima é o mais novo Cidadão de Porto Alegre

Leo Lima é natural de Lagoa Vermelha Foto: Tonico Alvares
Leo Lima é natural de Lagoa Vermelha Foto: Tonico Alvares

O desembargador Leo Lima foi homenageado na Câmara Municipal de Porto Alegre nesta terça-feira (20/12), no Plenário Otávio Rocha da Casa, com o título de Cidadão de Porto Alegre, proposto pelo vereador Elói Guimarães (PTB). O proponente da homenagem disse que o desembargador é natural de Lagoa Vermelha (RS) e veio para a capital gaúcha em 1964, onde iniciou estudos no Colégio Julio de Castilhos. Em 1967 ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Leo Lima ingressou, por concurso público, na magistratura gaúcha em 1975. Em 1977 foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Em 2000, após ser eleito, assumiu a função de vice-corregedor-geral da Justiça do RS. Em maio de 2006 atuou no Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS) e, em fevereiro de 2010, assumiu a presidência do TJ-RS para o biênio 2010-2011. Paralelamente às atividades jurídicas, exerceu temporariamente o magistério, tendo sito professor na Escola Superior da Magistratura.

O prefeito José Fortunati disse ter a convicção de que o reconhecimento da homenagem feita pelo Legislativo é a vontade da sua participação nas atividades da Cidade. O homenageado agradeceu o título dizendo que "falar em uma tribuna como esta é uma honra e uma admiração pela atividade parlamentar". Disse também que a Câmara Municipal de Porto Alegre "é a base e o pulmão maior da sustentação da democracia".

A sessão foi presidida pela vereadora Sofia Cavedon (PT). Também prestigiaram a homenagem os vereadores João Carlos Nedel (PP), Sebastião Melo (PMDB), Alceu Brasinha (PTB) e Reginaldo Pujol (DEM), além de familiares, amigos e autoridades.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)