Institucional

Legislativo da Capital prestigia posse do novo presidente do TRE

Zacher ao lado do ex-governador Olívio Dutra Foto: Felipe Dalla Valle
Zacher ao lado do ex-governador Olívio Dutra Foto: Felipe Dalla Valle

O presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Zacher (PDT), compareceu, na tarde desta sexta-feira (1/6), à posse do desembargador Gaspar Marques Batista que assume a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). A cerimônia ocorreu no plenário do TRE e também marcou a posse da desembargadora Elaine Harzheim Macedo como vice-presidente e corregedora regional eleitoral. Batista sucede o desembargador Marco Aurélio dos Santos Caminha, que concluiu seu biênio na Justiça Eleitoral.

Em seu discurso, Batista destacou momentos marcantes da história da Justiça Eleitoral brasileira e a credibilidade de que ela gozaria junto à sociedade. Ele também antecipou os desafios que as eleições municipais devem lhe reservar neste ano. "Sei que a tarefa dos próximos meses será a mais árdua que vou enfrentar na minha história de magistrado", declarou. De acordo com o presidente da Câmara Municipal da Capital, o trabalho da Justiça Eleitoral tem sido exemplar, não apenas pela fiscalização, mas também pela orientação que concede tanto aos partidos como aos candidatos. "É importante esse diálogo por meio de encontros que reúndem assessores jurídicos das legendas e candidatos com técnicos do TRE em uma ação preventiva, para que muitos conflitos sejam evitados", afirmou Zacher. 

Batista é natural de São Luiz Gonzaga. Ele formou-se em Direito pela Universidade de Santo Ângelo em 1971 e, como juiz, atuou nas comarcas de Alegrete, Santa Maria, Cerro Largo, Itaqui e Porto Alegre. Foi promovido a juiz do Tribunal de Alçada em novembro de 1992 e a desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS) em abril de 1998. Há um ano, atua como vice-presidente e corregedor do TRE-RS.

Elaine Harzheim Macedo ingressou na magistratura em 1982, tendo atuado nas comarcas de Sapiranga, Guaíba, Viamão e Porto Alegre. Foi juíza-corregedora e foi promovida ao Tribunal de Alçada em dezembro de 1997 e à desembargadora do TJ-RS em maio de 1998. Formou-se em Direito na Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em 1972 e é doutora na área pela mesma instituição.