Saúde

Dia de Conscientização sobre Esclerose Múltipla é celebrado nesta terça

Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla
A doença atinge cerca de 35 mil brasileiros

Esta terça-feira (30/8) é o Dia Nacional de Conscientização Sobre Esclerose Múltipla, doença rara que atinge cerca de 35 mil brasileiros. Celebrada pela primeira vez em 2006, o objetivo do dia (e do mês, denominado Agosto Laranja) é chamar a atenção e levar conhecimento sobre a doença para a população. Autoimune e sem cura, a esclerose múltipla é causada por células de defesa do organismo que atacam a membrana que protege o sistema nervoso central, chamada de mielina, provocando lesões cerebrais e medulares. 

Os sintomas da doença variam conforme a pessoa, mas os mais comuns são: fadiga, perda de visão, tonturas, perda de força muscular, paralisia de um ou mais membros, desequilíbrio, incontinência urinária, depressão, disfunção erétil, entre outros. Fatores como estresse podem desencadear surtos imprevisíveis, que podem deixar sequelas. O diagnóstico é mais comum entre pessoas brancas de 20 a 40 anos, e as causas ainda são desconhecidas.

Em 2008, foi aprovado projeto do vereador Dr. Goulart (PTB) que instituiu o Dia de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla em Porto Alegre. "É uma doença pouco conhecida pela sociedade e que compromete significativamente a vida do doente e das pessoas próximas a ele", declara. A esclerose múltipla não tem cura, mas tem tratamento. Fisioterapia, apoio psicológico, orientação nutricional e medicamentos que inibem o sistema imunológico podem ajudar contra os sintomas e retardar a progressão da doença.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Editar: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)