Comparecimento

Dia de Solidariedade ao Povo Palestino é lembrado

Embaixador presenteou Sofia com lenço Foto: Felipe Dalla Valle
Embaixador presenteou Sofia com lenço Foto: Felipe Dalla Valle
Em seu pronunciamento feito no plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta quinta-feira (1º/12), o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Al-Zeben, saudou a passagem do Dia Internacional de Solidariedade para com o Povo Palestino, comemorado no dia 29 de novembro. O diplomata manifestou a gratidão do povo palestino aos gaúchos pela solidariedade à luta pelo reconhecimento do Estado da Palestina e fez um apelo para que os brasileiros ajudem a "construir pontes" na busca da "paz verdadeira" no Oriente Médio: "Palestinos e israelenses precisam aprender com o Brasil a investir energia pela paz. No Brasil, judeus e árabes convivem em paz e harmonia, construindo este grande país. É preciso levar para a Palestina e Israel esse exemplo de convívio. Queremos viver em paz, cada um em seu Estado, como prevê a ONU desde 1947".

Em 1977, a Assembleia Geral da ONU determinou que fosse celebrado, todos os anos, em 29 de novembro, o Dia Internacional de Solidariedade para com o Povo Palestino. Nessa data, no ano de 1947, a ONU aprovou a Resolução 181, que determinava a partilha da Palestina (os 25% em disputa) entre um Estado judeu e outro Estado árabe baseado na concentração das populações.

Al-Zeben agradeceu o reconhecimento formal do Brasil ao Estado da Palestina, manifestado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010, e observou que a solidariedade brasileira veio se somar a outros 170 países que também reconhecem o Estado palestino. "Queremos um mundo com mais solidariedade e justiça. Basta de ocupação militar, basta de xenofobia. A criação do Estado da Palestina vem sendo adiada há 64 anos. Queremos paz na Terra Santa.", conclamou.

Afirmando que os brasileiros "se sentem muito à vontade para construir e estreitar relações com os palestinos", o embaixador observou que brasileiros são solidários à dor dos palestinos "pela falta de reconhecimento elementar" ao direito desse povo em constituír uma nação soberana. Ao mesmo tempo, Al-Zeben disse que a solidariedade brasileira aos palestinos lhe dá esperança de um futuro de paz no Oriente Médio. "Felizmente, no Brasil, apoiar a questão palestina e a paz no Oriente Médio não é uma bandeira partidária de alguns, mas um consenso."

Ao final do encontro, o embaixador Ibrahim Al-Zeben entregou um kfiah, lenço que virou símbolo da luta palestina, à presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT). Em nome de suas bancadas, os vereadores Pedro Ruas (PSOL), Carlos Todeschini (PT), Luiz Braz (PSDB), Idenir Cecchim (PMDB), Dr. Thiago Duarte (PDT), Airto Ferronato (PSB) e Toni Proença (PPL) também manifestaram solidariedade à criação do Estado da Palestina.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)