Plenário

Dia do Assistente Social destacado na Câmara

Legislativo, por solicitação de Maria Luiza, na tribuna, homenageou assistente social.  Foto: Elson Sempé Pedroso
Legislativo, por solicitação de Maria Luiza, na tribuna, homenageou assistente social. Foto: Elson Sempé Pedroso

Atendendo solicitação da vereadora Maria Luiza (PTB), a Câmara Municipal de Porto Alegre registrou, em período de comunicações, o transcurso do Dia do Assistente Social, comemorado nacionalmente em 15 de maio. A data é celebrada em virtude do Decreto 994/62, editado em maio de 1962, que regulamenta a profissão e cria os conselhos federal e regionais. De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social, o Brasil é o segundo país com o maior número de assistentes sociais: 65 mil profissionais.

Maria Luiza ressaltou a importância da categoria, que, segundo ela, tem funções fundamentais no dia-a-dia da sociedade. “Dentre os papéis de um assistente social estão o de resgatar as desigualdades e promover conquistas de estratégias, de educação social e política”, disse. Maria Luiza considerou que o assistente social é fruto do trabalho que desempenha. “Na nossa profissão estão previstas várias assistências: à família, à maternidade, aos portadores de deficiência, entre outros”. Ela ressaltou ainda o papel de fiscalizador das ações governamentais. “Devemos estar alertas para evitar o mau uso de verbas destinadas à assistência social”.

A professora do curso de Serviço Social da Unisinos, Jaqueline Oliveira Silva, prestigiou a homenagem e agradeceu pela categoria. “Somos centenas de milhares de profissionais de grande importância na implantação de políticas públicas”, disse ao afirmar que no Rio Grande do Sul estão os profissionais de assistência social mais mobilizados e propositivos. Também compareceram à cerimônia a presidente da Fundação de Proteção Especial do RS, Marlene Sauer, a secretária estadual da Cultura, Mônica Leal, o presidente da Faders, Cláudio Petrucci e a representante da Fasc, Beatriz Duval Leite. Na oportunidade, a vereadora Clênia Maranhão (PPS) manifestou-se em nome de sua bancada.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)