Dia do Exército Brasileiro é lembrado pela Câmara
No período de Comunicações desta segunda-feira (18/4) na Câmara Municipal de Porto Alegre foi realizada uma homenagem ao Dia do Exército Brasileiro, comemorado no dia 19 de abril. A cerimônia, proposta pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM), teve a presença de representantes do Comando Militar do Sul e do 5º Comando Aéreo Regional.
Pujol fez um breve relato sobre a história do exército - que surgiu, oficialmente, em meio à independência do país e destacou eventos importantes dos quais a instituição participou decisivamente, como a Batalha da Cisplatina, a Guerra do Paraguai e a Restauração de Pernambuco, este sendo "símbolo cívico fundador da nacionalidade", afirmou o vereador. Pujol ressaltou também que o exército tem sido o mantenedor da integridade nacional e lembrou que os militares já construíram rodovias, pontes e aeroportos no país. O vereador pelo PROS, Bernardino Vendruscolo, falou que homenageá-los é homenagear o próprio Brasil.
O comandante militar do Sul, general de Exército Edson Leal Pujol, ressaltou que os militares não são diferentes do resto da população e que o papel do Exército Brasileiro é de protagonismo, de pacificador, sempre pelos interesses da Nação". O general dedicou a homenagem aos que já passaram pelo Comando Militar do Sul.
A sessão foi dirigida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Cassio Trogildo (PTB), e contou com as presenças do ex-comandante do Comando Militar do Sul, general de Exército José Carlos de Nardi; do comandante do 5º Comando Aéreo Regional, major brigadeiro do ar Jeferson Domingues; do chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sul, general de brigada Douglas Bassoli; e do chefe de Estado Maior do 5º Comando Aéreo Regional, coronel aviador José Sarmento.
Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)