Sessão Solene

Dia do Marinheiro é celebrado no Legislativo Municipal

  • Homenagem a Marinha do Brasil.
    Sessão solene foi presidida pelo vereador Cássio Trogildo (ao microfone) (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Homenagem a Marinha do Brasil.
    Gomes Junior, capitão dos Portos de Porto Alegre lembrou origem do Dia do Marinheiro (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Foi realizada, na tarde desta terça-feira (5/12), na Câmara Municipal de Porto Alegre, sessão solene em alusão ao Dia do Marinheiro, data comemorada em 13 de dezembro. A proposição da solenidade foi feita pela Mesa Diretora e a sessão foi presidida pelo vereador Cássio Trogildo (PTB), presidente da Casa. O vereador, em sua manifestação, lembrou que na data alusiva, a Marinha do Brasil comemora o nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono desta arma. Segundo ele, o Marquês foi um exemplo de dedicação e amor ao Brasil, assim como de coragem e patriotismo, tendo seu nome escrito no Livro de Heróis da Pátria. 

O vereador falou, também, que a maioria da população brasileira encontra-se no litoral e que 95% do comércio exterior do país passa pelos mares. Sobre a importância da Marinha, ressaltou a defesa da Amazônia Azul e projetos tais quais o “Navios da Esperança”, que presta serviços médicos e odontológicos para comunidades afastadas, e o Programa Antártico, que realiza pesquisas científicas no Ártico. Trogildo destacou, ainda, o pioneirismo da Marinha brasileira na exploração de energia nuclear no país e o preparo da sua defesa nacional, que concede ao Brasil o posto de único país da América do Sul que detém a tecnologia de construção de submarinos. “Ressalto a participação da Marinha em duas missões de Paz da ONU, no Haiti e no Líbano”, disse. De acordo com o vereador, a importância da Marinha em Porto Alegre é evidenciada através do parque que leva o seu nome. 

Patrono 

Falando em nome da instituição homenageada, o Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra, Amaury Gomes Junior, relembrou a razão pela qual se celebra o Dia do Marinheiro em 13 de dezembro, visto o nascimento do Marquês de Tamandaré, há 210 anos. “Ao analisarmos sua vida, é possível mensurar sua grandeza para nosso país”, afirmou ele. Segundo o Capitão, o Marquês foi um exemplo de patriotismo ao longo dos seus 67 anos na ativa dedicados exclusivamente à Marinha, participando de inúmeros conflitos e destacando-se pelas suas excepcionais habilidades marinheiras.

Para ele, hoje se apresenta um grande desafio à Marinha do Brasil, que é Amazônia Azul, um patrimônio de imensuráveis riquezas, na sua opinião. Ressaltou, também, que as fronteiras marítimas são definidas por navios da Marinha, que garantem a soberania brasileira. Trouxe à tona o papel social importante da instituição, por meio dos Navios da Esperança, que oferecem atendimento médico a regiões somente alcançadas pela Marinha, segundo ele.

O Capitão igualmente destacou o desenvolvimento científico proporcionado pela estação permanente da Marinha do Brasil na Antártida, que se caracteriza como uma estratégia para a inserção do país nesse contexto geopolítico. Lembrou, também, que a Marinha é pioneira no desenvolvimento de energia nuclear. “Os projetos estratégicos da Marinha desenvolvem a indústria nacional, permitindo o desenvolvimento tecnológico do país”, declarou. Falou, ainda, da base naval que está sendo construída em Itajaí para abrigar submarinos e das Missões de Paz exercidas por eles junto à ONU, que, segundo ele, conferem um maior respeito e admiração ao Brasil perante a comunidade internacional.

Finalizando o seu discurso, falou que a Capitania Fluvial de Porto Alegre abrange 72% dos municípios do estado do Rio Grande do Sul, sendo a maior em número de municípios no país. “A nossa missão principal é a segurança na navegação, a prevenção da poluição, além do ensino profissional marítimo”, colocou.

Estavam presentes na cerimônia o representante do Comando Militar do Sul, coronel Wagner Furtado Dias; o representante da Ala 3, tenente-coronel Humberto Rubin Neto; o representante do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul, desembargador Carlos Roberto Lofego Caníbal; o representante do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, coronel Kleber Rodrigues Goulart, corregedor-geral da Brigada Militar e o Secretário Municipal de Segurança, Kleber Roberto de Lima Senisse. Também participaram os vereadores Comandante Nádia (PMDB), Valter Nagelstein (PMDB) e João Carlos Nedel (PP).

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)