Presidência

Diretoria da Câmara conhece sistema de gestão virtual do TRF4

Garcia (d) quer implantar o SEI na Câmara Foto: Elson Sempé Pedroso
Garcia (d) quer implantar o SEI na Câmara Foto: Elson Sempé Pedroso

O presidente da Câmara Municipal, vereador Professor Garcia (PMDB), esteve na manhã desta quarta-feira (19/2) na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) com o objetivo de conhecer o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Ele foi recebido pelo vice-presidente do TRF4, desembargador federal Luiz Fernando Penteado, pelo diretor-geral, Luiz Izidoro Zorzo, e pelo diretor de TI, Cristian Ramos Pranche. O diretor-geral, Albano Assis Carvalho, além dos diretores de Patrimônio e Finanças, Fernando Castro Martins, e administrativo da CMPA, Vilson Wilges, acompanharam a visita. Conforme Professor Garcia, a Câmara já encaminhou ofício para solicitar a implantação do SEI no Legislativo municipal.

Na reunião, a gestora do SEI no TRF4, Patrícia Valentina Garcia, fez uma explanação sobre como funciona o sistema de gestão virtual de processos administrativos, desenvolvido e implantado em 2009 pelo TRF4, que abrange o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Com a implantação do software, os papeis foram abolidos e não circulam mais entre um setor e outro em todas as unidades da Justiça Federal dos três estados do Sul, assim como já ocorre com os processos judiciais. Outra vantagem é que utilizando um tablet os servidores do TRF podem despachar ou assinar  documentos de qualquer lugar do país no qual estejam. Segundo a gestora, ocorre uma mudança total na vida da instituição no momento que ela adota a utilização do SEI.

O TRF4 já cedeu gratuitamente a tecnologia do SEI para vários órgãos públicos do país com o objetivo de racionalizar o uso do dinheiro público e de favorecer a cooperação entre os órgãos. No final do ano passado, representantes de mais de 20 instituições públicas brasileiras se reuniram na sede do tribunal para o debate e o aperfeiçoamento do uso da plataforma, entre elas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que está implantando o SEI em todo o país. O sistema está sendo adaptado às necessidades de órgãos municipais, estaduais e federais no chamado projeto PEN-SEI (Processo Eletrônico Nacional – Sistema Eletrônico de Informações). Representantes do Ministério das Comunicações, do governo do Distrito Federal, Embrapa, CVM, Anatel, prefeitura de Porto Alegre, INSS, Ufrgs, TJE, entre outras instituições, participaram do encontro no final do ano.

De acordo com o vice-presidente do TRF4, o sistema é dinâmico, econômico e seguro. Cada instituição que passa a utilizá-lo economiza cerca de R$ 20 milhões em dinheiro público, custo de um sistema similar ao SEI oferecido no mercado. Professor Garcia afirmou que como o SEI é referência nacional, ele fez questão de conhecer seu funcionamento e agradeceu a atenção dispensada.

Texto: Maria Cláudia Vasconcellos (reg. prof. 6260)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)