DMLU e defensores dos animais debatem carroças
Representantes do DMLU e dos defensores dos animais se reuniram nesta segunda-feira (17/12) na Comissão Especial dos Carroceiros, da Câmara Municipal de Porto Alegre, onde trataram dos maus-tratos aos cavalos e do recolhimento ilegal de lixo na cidade. O presidente da comissão, Adeli Sell (PT), prometeu agendar um encontro dos defensores dos animais com o prefeito José Fogaça, já que eles reclamaram da falta de fiscalização da prefeitura em relação ao tratamento dado aos cavalos pelos carroceiros. Adeli sugeriu que sempre que presenciarem abusos aos animais as pessoas devem procurar o Batalhão Ambiental da Brigada Militar e também o Ministério Público Estadual.
O supervisor operacional do DMLU, Adelino Lopes Neto, esclareceu que o departamento cuida apenas do recolhimento do lixo e que denúncias sobre a coleta ilegal de resíduos ou de agressões aos bichos deve ser denunciada ao número 156, da Prefeitura. Disse que o serviço de coleta de lixo já está melhorando com a entrada em operação das empresas contratadas recentemente pelo órgão.
Quanto ao problema das carroças, disse que a Prefeitura pretende construir novos galpões de reciclagem nos quais parte dos carroceiros poderá trabalhar. Conforme o órgão, atualmente cerca de 700 pessoas trabalham nos galpões existentes. "Não se pode simplesmente tirar os carroceiros da rua sem que lhes seja oferecida uma alternativa de renda", explicou Adelino.
O vereador Dr. Goulart (PTB) também participou da reunião.
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)