Plenário

Discursos de Lideranças

Os vereadores da Capital abordaram nesta quarta-feira (25/10), em tempo de Liderança de seus partidos, os seguintes temas:

COBRANÇA - Adeli Sell (PT) cobrou do Executivo informações sobre a creche da Vila Castelo, no bairro Restinga, que estaria fechada desde o dia 15. Da mesma forma, reclamou da falta de retorno sobre as solicitações para pintura de faixa de segurança e colocação de redutor de velocidade na rua Moab Caldas, no Posto de Saúde da Vila dos Comerciários, onde mais uma criança foi atropelada no final de semana. “Vocês já tiveram algum um pedido de providência respondido pelo secretário Sena?", questionou Adeli, lembrando que o projeto Portais da Cidade também ainda não foi apresentado aos vereadores. (AB)

PORTAIS - Cassiá Carpes (PTB) considerou precipitada qualquer “ilação” sobre os Portais da Cidade. Disse que a discussão é bem-vinda, embora se questione alguns aspectos do projeto. “As ações do Centro têm que ser casadas”, destacou o vereador, para quem ações simultâneas envolvendo melhoria na circulação, como a criação do centro de compras, virão em benefício da população em geral. “Não temos mais como nos debruçar sobre o passado, temos que olhar para a frente”, reiterou. (AB)

HABITAÇÃO – Ismael Heinen (PFL) manifestou sua preocupação com o problema habitacional que atinge a cidade, o estado e o país. Defendeu a eliminação da burocracia que dificulta o acesso aos financiamentos e a despolitização partidária dos problemas sociais no país. “Não sabia que analfabeto não tinha mais direitos nesse país”, criticou Heinen, ao informar que a Caixa proíbe empréstimo aos não-alfabetizados. “E a Constituição da República garante direitos iguais”, sinalizou. (AB)

FÁBULA - Clênia Maranhão (PPS) disse que Adeli Sell (PT), ao fazer críticas à situação do Centro na gestão do prefeito José Fogaça, adotou postura “semelhante à da bela adormecida do bosque, personagem que acordou depois de ficar adormecida muitos anos." Segundo Clênia, durante os 16 anos da Administração Popular, Porto Alegre teve seu Centro deteriorado, com as condições de segurança pioradas e a proliferação de trabalhadores legais e ilegais. (CS)

PORTAIS II - Maristela Maffei (PSB) criticou a falta de discussão do projeto Portais da Cidade, apresentado pelo Executivo. Lembrando a renovação da frota de ônibus ocorrida a partir da gestão do prefeito Olívio Dutra, Maristela Maffei afirmou que, passados os 16 anos da Administração Popular em Porto Alegre, a Carris se transformou “na menina dos olhos” da Prefeitura. “É preciso discutir os impactos econômico e social da proposta para a cidade. (CS)

POLUIÇÃO - Ervino Besson (PDT) lamentou a mortandade de 85 toneladas de peixes no Rio do Sinos devido à poluição das águas. Besson afirmou que o episódio deve servir de alerta para que a população seja conscientizada e educada sobre a necessidade de se evitar jogar lixo nos rios e causar poluição. “Há poucos dias, o DMLU fez limpeza no Arroio Cavalhada e retirou lixo de todo tipo. É preciso educação do povo, pois esse lixo acabará desaguando no Guaíba e causando poluição. (CS)

Andréia Bueno (reg. prof. 8148)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)