Dr. Goulart

Dr. Goulart destaca o Serviço de Verificação de Óbito do Hospital Vila Nova

A iniciativa vai agilizar processos e evitar maior sofrimento aos parentes que perdem seus entes queridos.

  • Vereador Dr. Goulart na tribuna.
    Dr. Goulart saúda o Serviço de Verificação de Óbito do Hospital Vila Nova (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Esclarecimentos acerca da política de assistência municipal.
    Dr. Goulart e seus colegas, com a secretária do Desenvolvimento Social, Maria de Fátima Paludo. (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

O vereador Dr. Goulart (PTB) aproveitou o comparecimento da secretária Municipal do Desenvolvimento Social, Maria de Fátima Paludo, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira (06/04), para saudar o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que está sendo realizado, de forma inédita, pelo Hospital Vila Nova, lembrando que a iniciativa atende uma histórica demanda da população carente.

O parlamentar observou que "o SVO do Hospital Vila Nova vai resolver sérios problemas dos familiares que, em meio à dor da perda de um parente querido, precisam lidar com questões burocráticas; além de possibilitar prática definida para o processo técnico cabível ao registro de óbito". Ao parabenizar o Hospital Vila Nova e salientar o empenho da Secretaria Municipal da Saúde para disponibilidade deste serviço, Goulart informou que vai pedir a retirada de tramitação do seu projeto de indicação ao Executivo, "para que fosse constituída equipe técnica específica, para realização do Serviço de Verificação de Óbito no município", explicando que essa proposta foi demandada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), instituições representativas e munícipes.

Procedimentos  para o  Serviço de Verificação de Óbito do Hospital Vila Nova:

Se o indivíduo faleceu em casa, o familiar deve contatar com a Central de Atendimento Funerário(CAF), pelo telefone (51) 3232.0065, quando será designada uma funerária para o devido atendimento. A funerária levará o corpo para o Hospital Vila Nova, onde ocorrerão os procedimentos cabíveis para emissão da Certidão de Óbito. O  SVO do Hospital Vila Nova iniciou no final do mês de março de 2016 e, em duas semanas, o Hospital já emitiu 20 atestados de óbito.