Presidência

Dr. Thiago participa de encontro sobre situação de meninos de rua

Situação das crianças que moram nas ruas é discutida em encontro Foto: Cristiane Moreira
Situação das crianças que moram nas ruas é discutida em encontro Foto: Cristiane Moreira

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadorDr. Thiago Duarte (PDT), reuniu-se na manhã deste sábado (7/12), com coordenadores do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, de diversas cidades do interior do Estado, na Casa daEconomia Solidária, localizada na Rua Vigário José Inácio, nº 303. O local é coordenado pelaSesampe em parceria com o Conselho Estadual de Economia Solidária (Cesol) e oFórum Gaúcho de Economia Solidária. O encontro reuniu diferentestécnicos, educadores, diretores, funcionários, etc, para debater em conjuntosuas práticas e se organizarem para interferir na política nacional.

De acordo com Rogério Dallo, coordenador do MovimentoNacional de Meninos e Meninas de Rua do Rio Grande do Sul, o Movimento não prestaatendimento direto aos menores, mas procura mobilizar os próprios menores, ostécnicos, os educadores de rua, os diretores, os funcionários de instituições,enfim todos os que estão envolvidos com este segmento da população brasileira. “Oobjetivo do Movimento é o de não ficar restrito ao atendimento dos menores, masprocurar conquistar um espaço de luta maior”, salientou Dallo.

Dr. Thiago Duarte convidou os coordenadores paraparticiparem, no próximo dia 10 de dezembro, do 1º Fórum de PlanejamentoFamiliar, que acontece no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre com entrada franca. O presidente da Câmara falou que mulheres pobres emidade fértil não tem acesso aos anticoncepcionais nas Unidades Básicas de Saúde.O vereador ressaltou que o planejamento familiar é um conjunto de ações queauxiliam as pessoas que pretendem ter filhos e também quem prefere adiar ocrescimento da família. “Além de prevenir a gravidez não planejada, asgestações de alto risco e a promoção de maior intervalo entre os partos, oplanejamento familiar proporciona maior qualidade de vida ao casal, que temsomente o número de filhos que planejou”, ressaltou o presidente.

Participaram da reunião, os coordenadores de Santana do Livramento, São Gabriel, Alvorada, Palmeira das Missões, Porto Alegre e a integrante da Comissão Especial da Criança e do Adolescente da OAB/RS, Idália Cardoso Coronel Martins. 

Texto: Guga Stefanello (reg.prof. 12.315)