Sessão Solene

Duda recebe o título de Cidadã de Porto Alegre

Entrega do título de Cidadã Emérita a Eduarda "Duda" Luizelli. Na foto: vereadora Cláudia Araújo (máscara branca, blusa florida); presidente da CMPA, vereador Reginaldo Pujol (protetor facial); Duda Luizelli (máscara preta, blusa corações) e familiares da homenageada.
Cláudia, Pujol e Duda na entrega do título de Cidadã (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou nesta sexta-feira (11/12) o título de Cidadã Emérita de Porto Alegre a Eduarda Marranghello Luizelli, conhecida como Duda. Natural de Porto Alegre, é uma das pioneiras do futebol feminino no Estado. A homenagem foi proposta pela vereadora Cláudia Araújo (PSD) e presidida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM). 

"É uma referência de mulher que jogava futebol, e ainda é uma das grandes fomentadoras do futebol feminino no Rio Grande do Sul, visto que conseguiu consolidar não somente sua carreira como esportista, mas também como criadora de uma escolinha de futebol, desconstruindo a ideia de que a prática e o gerenciamento desse esporte são, predominantemente, identificados com os homens", observa a vereadora.

Cláudia Araújo ressaltou a importância das mulheres em posição de liderança: "Precisamos de mais Dudas, Formigas, Martas e Cristianes, que abrem espaços onde trilham, sem se calar, oportunizando e mostrando que lugar de mulher é onde ela quiser."

Inter e Seleção

O futebol feminino do Sport Club Internacional foi fundado em 1996, por iniciativa de Duda, jogadora que se revelou em 1984, aos 13 anos de idade, como meia direita do time feminino do clube. Em 1993, jogou na Seleção Gaúcha; em 1994, foi bicampeã sul americana pela Seleção Brasileira de Futebol; e jogou nos clubes italianos do Milan e Verona, entre 1993 e 1995.

Duda fundou uma escola de futebol que leva seu nome, sendo considerada uma das maiores escolas de futebol do Estado. Seu trabalho está direcionado para a formação de meninas e meninos no futebol e também na formação de profissionais de Educação Física que querem trabalhar com esse esporte. Mais de 14 mil alunos já passaram pela Escola de Futebol da Duda, que possui profissionais qualificados e equipes de competições que a representam em campeonatos locais, estaduais e internacionais.

Atualmente, Duda atua como gerente de futebol feminino do Sport Club Internacional, com a gestão das categorias de base e profissional, além de coordenar a Escola da Duda e já ter atuado na gestão do Milan Junior Camp em Porto Alegre. Em 2020 também assumiu o cargo de coordenadora de Seleções da CBF. Tendo a responsabilidade de liderar o processo que tem transformado o futebol feminino brasileiro.

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA
Assessoria de Gabinete

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)