EMEF Morro da Cruz busca o desenvolvimento sustentável
A busca por um desenvolvimento sustentável é o que move a EMEF Morro da Cruz, no bairro São José. Cerca de 90 alunos, de 8 a 13 anos, que participam do Programa Mais Educação, do governo federal, trabalham com o projeto Transferência de Tecnologia Ambiental/Social desde março deste ano. Eles construíram um protótipo de aquecedor solar com materiais descartáveis garrafas PET e caixas de leite, com o objetivo de criar um meio alternativo e econômico de aquecimento de água. Foi o que verificou nesta quinta-feira (17/11) a Caravana das Boas Práticas Pedagógicas da Câmara Municipal.
Segundo o coordenador da proposta, professor Luis Oscar Corrêa, o aquecedor solar com descartáveis foi idealizado pelo técnico em eletromecânica aposentado, o catarinense José Alcino Alano, que ministrou uma oficina para alunos e professores em maio. Agora, conforme Corrêa, os alunos levam o miniaquecedor solar (como é chamado o protótipo) para mostrá-lo em feiras ecológicas e de ciências. Com isso, ganhamos parceria com a Floresta Encantada Vô Rangel, que realiza oficinas ecológicas. Eles gostaram tanto do nosso projeto, que vão fazer a oficina Energia Solar Transferência da EMEF Morro da Cruz. Em contrapartida, alunos da escola visitam gratuitamente o sítio.
Corrêa informa que os estudantes estão construindo um aquecedor solar com 400 garrafas PET que vai ser usado no jardim de infância da escola para esquentar 500 litros de água. E a ideia é transferir essa tecnologia para outros locais. Esperamos que logo várias pessoas possam utilizar essas tecnologias nas suas casas. Interação com a comunidade é um dos conceitos centrais de Tecnologia Social, o que vem sendo seguido à risca pela instituição.
Para a presidente da Câmara, vereadora Sofia Cavedon (PT), a escola se propõe a superar a ideia do currículo tradicional. Os alunos têm contato com conceitos complexos e de uma forma interdisciplinar. A escola cultiva o conceito da autonomia ambiental, construindo assim um mundo que é para todos. É um grande compromisso social que se transforma em currículo.
Darlene Silveira (reg. prof. 6478)
Assessoria de Imprensa da Presidência