Encerramento do Fórum terá Jaime Lerner e Jordi Borja
Na terça-feira, dia 22 de julho, a partir das 8h30min, será realizado o encerramento do fórum de debates Porto Alegre, Uma Visão de Futuro, promovido pela Câmara Municipal. O evento ocorrerá no teatro do prédio 40 da PUCRS. Estão confirmadas as participações do ex-governador do Paraná Jaime Lerner, do consultor internacional e urbanista catalão Jordi Borja e do arquiteto norte-americano Charles Duff. Eles participarão do evento à tarde, a partir das 14 horas. Internacionalmente conhecido como um dos grandes nomes do urbanismo contemporâneo, Borja é figura destacada no processo de reforma urbana de Barcelona. Lerner é arquiteto e figura decisiva na bem-sucedida experiência de desenvolvimento urbano de Curitiba e grande nome do urbanismo brasileiro atual. Duff é presidente da organização Jubille Baltimore e há duas décadas trabalha na revitalização de bairros tradicionais de Baltimore, maior cidade dos estado norte-americano de Maryland, e de seu porto.
O evento começará às 8h30min da terça-feira, quando se discutirá o tema Vida urbana e insegurança, com a presença do jornalista e ex-deputado federal Marcos Rolim, sob a coordenação do presidente do Legislativo municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB). Em seguida, todos os candidatos a prefeito da Capital receberão o documento que conterá as conclusões do fórum e que servirá de base para a criação de um instituto de altos estudos para planejar o futuro da cidade. No encontro, serão retomadas as quatro temáticas dos eventos anteriores - Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Econômico, Urbanismo Sustentável e Dinâmica e Estética Urbana - e também os desafios ao desenvolvimento sustentável enfrentados, em especial, pelas regiões metropolitanas.
Também participarão do Fórum de Encerramento os quatro coordenadores temáticos dos eventos temáticos realizados em maio e junho de 2008: Luis Antonio Lindau professor da Ufrgs e coordenador do Laboratório de Sistemas de Transportes da universidade; Maria Alice Lahorgue economista e professora da UFRGS; Jorge Guilherme Francisconi - urbanista e consultor do BID e do Banco Mundial; e Benamy Turkienicz professor de Arquitetura da Ufrgs.
A coordenação do Fórum está a cargo do professor João Carlos Brum Torres. A Câmara tem a parceria da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS), da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea) e da Confederação Nacional dos Municípios.
As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no site www.camarapoa.rs.gov.br. As vagas são limitadas. Informações: (51) 3225 3996, 3225 6910, 3061 3000.
Assessoria de Imprensa CMPA
Leia mais:
Oficinas propõem alternativas para mobilidade urbana
Visão global deve ser recuperada, diz Brum Torres
Taniguchi enfatiza necessidade de conciliar moradia e trabalho
Senna alerta sobre perigo de se imitar modelos
Strambi defende soluções urbanas sem preconceitos
Debates analisam propostas para Porto Alegre do futuro
Antoniolli mostra plano estratégico de turismo
Para Dória, shoppings esvaziaram as ruas
Alonso defende implantação de tecnologias limpas
Audy destaca papel da universidade na sociedade
Maria Alice destaca importância de atividades invisíveis
Oficinas debatem urbanismo para o futuro da Capital
Debiagi propõe fim de aprovação prévia de projetos
Magalhães defende subsídio para moradias de necessitados
Desafio é tirar o Rio da Idade Média, diz secretária
Francisconi destaca organização da cidade
Oficinas sugerem modos de preservação e desenvolvimento da cidade
Influência americana prejudicou patrimônio histórico, diz Moojen
Revitalização de área portuária considerou situação da região
Arquiteto português defende valorização dos vazios urbanos
Benamy elogia iniciativa da Câmara Municipal