Sessão Solene

Engenheiro Zalmir Chwartzmann é Cidadão de Porto Alegre

Zalmir (com diploma) lembrou diálogos com vereadores Foto: Mariana Fontoura
Zalmir (com diploma) lembrou diálogos com vereadores Foto: Mariana Fontoura

Engenheiro, empresário da construção civil e ex-presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), Zalmir Chwartzmann é o mais recente Cidadão de Porto Alegre. A concessão do título ocorreu nesta terça-feira (21/12), durante Sessão Solene no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Proponente da homenagem, o vereador Reginaldo Pujol (DEM) destacou que o novo cidadão de Porto Alegre simboliza sentimentos que “admira e reconhece”. Pujol ressalta que Zalmir dedicou sua vida à sociedade porto-alegrense como um dos mais destacados empresários da construção civil. “É um homem de diálogo e de empreendedorismo, que representa uma atividade econômica indispensável para o desenvolvimento da cidade de Porto Alegre”, diz o proponente da homenagem.

Pujol avalia também que, ao homenagear Zalmir, presta reconhecimento a todos que constroem a Capital. “Zalmir é um exemplo para os nossos próximos, que contribuiu muito com a melhoria de qualidade de vida desta cidade”, reflete o parlamentar.

O prefeito da Capital, José Fortunati, lembrou de quando foi vice-prefeito, em 1997, e Zalmir era então presidente do Sinduscon. “Dois anos depois Porto Alegre aprovou, com a colaboração dele, o primeiro Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) da cidade. Ele mostrou toda sua competência e abnegação ao pensar a cidade durante aquele processo”, elogiou.

Fortunati disse que Zalmir defende o setor da construção sem ser sectário, pois pensa numa cidade que quer “avançar como um todo e com parâmetros”. O prefeito destaca que o PDDUA, revisado e sancionado por ele este ano, tem muito da contribuição do novo cidadão. “Porto Alegre é uma referência em diretrizes urbanísticas e muito disso se deve ao Zalmir”, completou Fortunati.


Reconhecimento

Zalmir lembrou, emocionado, que há 30 anos frequenta a Câmara de Porto Alegre, e que sempre estabeleceu diálogos nos gabinetes dos vereadores. Lembrou da infância e das dificuldades encontradas por imigrantes que vieram ao Estado, tanto os da sua etnia – os judeus –  como os demais. Citou como exemplo frase que acredita ser atribuída a Winston Churchill, e que considera uma espécie de “lema” na vida. “O sucesso não é eterno, a derrota não é total, o importante é ter coragem para continuar”.

O novo cidadão de Porto Alegre dedicou a homenagem à memória do pai, que faleceu um dia após a aprovação do título concedido hoje pela Câmara de Vereadores. “Estou honrado pelo carinho que a cidade me dá”, agradeceu.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Nelcir Tessaro (PTB), disse que o homenageado representa dignamente a cidade. “Tenho certeza que é Porto Alegre que está sendo homenageada. Ele trabalhou pela construção de Porto Alegre com sugestões para a melhoria da cidade e um belo trabalho social”, avaliou Tessaro. Também saudaram o homenageado os vereadores Elias Vidal (PPS), Bernardino Vendruscolo (PMDB), Idenir Cecchim e João Bosco Vaz (PDT). Prestigiaram a Sessão Solene o vereador licenciado Elói Guimarães (PTB), secretário estadual da Administração; o vice-presidente da Federação Israelita do Brasil, Henry Chmelnitzy; o presidente do Sinduscon, Paulo Garcia e o presidente do Secovi-RS, Moacyr Shukster.

O Homenageado

Natural de Quatro Irmãos, na época distrito do município de Erechim, filho dos comerciantes Samuel e Zivia, Zalmir Chwartzmann cursou o segundo grau no Colégio Estadual Professor Mantovani, em Erechim. Em dezembro de 1968, transferiu-se para a Capital e passou a exercer as funções de office boy em várias empresas ligadas à construção civil, atividade que lhe despertou o interesse pela engenharia. Cursou engenharia civil na PUCRS, no ano de 1970, no qual graduou-se em 1974. Durante o curso, atuou como estagiário no escritório de engenharia de Abrão Chwartzmann, seu tio, com quem, no ano de 1977, fundou a empresa Chwartzmann Construções e Incorporações Ltda., na qual até hoje exerce suas atividades como diretor.

Cursou também administração de empresas, também na PUCRS. A carreira profissional de Zalmir ganhou notoriedade quando assumiu o Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), onde exerceu, no período compreendido entre 1989 e 1997, o cargo de vice-presidente, sendo, em 1997, eleito seu presidente, cargo que ocupou até 1999. Entre 1998 e 2000, foi conselheiro da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul.

No triênio 1999/2002, foi diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS. Ocupou o cargo de vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC –, entre os anos de 2000 e 2003. Como engenheiro, além das atividades eminentemente profissionais, exerce atividades como voluntário. Participou, dentre outras, da construção do Instituto da Criança com Diabetes e da sede da Federação Israelita do Rio Grande do Sul.

Atualmente, coordena as obras de recuperação do prédio histórico no qual funcionou o Hospital Alberto Cohen, em sua cidade natal – Quatro Irmãos –, edificação que abrigará alguns setores da administração do Município e, também, o Museu da Imigração Judaica. Zalmir Chwartzmann é casado, desde 1979, com Beatriz e pai de Guilherme e Juliana.

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)