Plano Diretor

Moradores pedem qualidade de vida

Audiência ouviu representantes de vinte entidades organizadas Foto: tonico alvares
Audiência ouviu representantes de vinte entidades organizadas Foto: tonico alvares

Com público formado por representantes de mais de 18 entidades comunitárias, movimentos sociais organizados e entidades de classe, a primeira Audiência Pública da Câmara Municipal que debateu a importância do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), realizada nesta sexta-feira (3/8), foi formada por manifestações convergentes. Revezando-se na tribuna do Plenário Otávio Rocha, os oradores, em suas avaliações sobre a organização da cidade, pediram uma melhor qualidade de vida para a população.

Carlos Alberto Sant’Ana, que representou o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS), foi enfático ao dizer que o plano diretor precisa favorecer a qualidade de vida da população. “As discussões que vêm sendo feitas visam atender mais a uma reivindicação econômica do que os interesses da cidade”, lamentou. Ao falar pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do RS (Sinduscon), Zalmir Chwartzmann afirmou serem as questões econômicas importantes num plano diretor. “Quem mora paga impostos”, lembrou. Já Emir da Silva, do Movimento Negro Unificado (MNU), destacou o ordenamento político-ideológico de um plano diretor: “São propostas excludentes que confinam negros e pobres”.
 
Manifestaram-se na tribuna, além do IAB-RS, Sinduscon e MNU, representantes do Movimento Porto Alegre Vive, ONG Despertar Coletivo, Movimento Petrópolis Vive, União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa), Associação dos Moradores do Centro de Porto Alegre, Sindicato dos Municipários de Porto Alegre, Central de Movimentos Populares (CMP), Conselho Gestor do Largo Zumbi dos Palmares, Fórum de Religiosos de Matriz Africana, Movimento Portais Jamais, e Conselho Municipal de Acesso à Terra e à Habitação (Comathab). Também se pronunciaram a Associação de Moradores do Bairro Moinhos de Vento – Moinhos Vive, Moradores da Rua Celeste Gobato, e representantes dos carnavalescos.

Em nome de suas bancadas falaram os vereadores Adeli Sell (PT), Neuza Canabarro (PDT), Bernardino Vendruscolo (PMDB) e Clênia Maranhão. Acompanharam as discussões no plenário os vereadores Dr. Raul (PMDB), Carlos Todeschini (PT), Carlos Comassetto (PT), Margarete Moraes (PT), Guilherme Barbosa (PT), Maria Luiza (PTB), Sebastião Melo (PMDB), Aldacir Oliboni (PT), Sofia Cavedon (PT) e Alceu Brasinha (PTB). Igualmente estiveram presentes os deputados estadual Raul Carrion (PCdoB) e federal Maria do Rosário (PT/RS).

Helio Panzenhagen (reg. Prof. 7154)