Sessão solene

Entidade de assistência social recebe Honra ao Mérito

  • Sessão Solene de Outorga do Diploma Honra ao Mérito ao Movimento de União, Solidariedade, Paz e Justiça Social.
    José Freitas (e) entrega diploma aos integrantes do Movimento (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
  • Sessão Solene de Outorga do Diploma Honra ao Mérito ao Movimento de União, Solidariedade, Paz e Justiça Social. Na foto, Jorge Pereira de Lima, presidente do movimento.
    Jorge Pereira de Lima agradeceu a homenagem (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

Foi realizada na tarde desta terça-feira (19/12), no Plenário Otávio Rocha, uma sessão solene para outorga do Diploma Honra ao Mérito à organização não governamental (ONG) Movimento de União, Solidariedade, Paz e Justiça Social (USPS). O proponente, vereador José Freitas (PRB), abriu a solenidade e ressaltou que o objetivo da homenagem é de reconhecer o trabalho social realizado pela ONG, voltado para as comunidades vulneráveis, preocupando-se com o desenvolvimento das pessoas e atingindo não só as crianças e os adolescentes, mas também suas respectivas famílias. “Na medida em que a ONG promove eventos direcionados para todos os membros dessas comunidades, como oficinas de qualificação e cidadania, promove também a inserção e o desenvolvimento social de seus moradores, esses são gestos nobres de sociabilização”, explica.

Freitas também cumprimentou as mais de 40 crianças que estiveram na homenagem e destacou ainda que esta iniciativa da Câmara de homenagear a ONG é um reconhecimento do mérito de se atender gratuitamente as 100 crianças e também moradores de rua. “Por anos, a USPS realizou projetos com moradores de rua, atendendo semanalmente cerca de 45 pessoas, disponibilizando lanches, almoço, corte de cabelo, banho e encaminhamento para emissão de documentos, além de outras atividades. Este fato só robustece a afirmação de que sua preocupação e seu foco é o desenvolvimento social das pessoas em situações vulneráveis.”

Por ter sido conselheiro tutelar, o vereador disse saber o quanto é necessário um espaço como este para acolher crianças desprotegidas. “Durante muitos anos atuando no Conselho tínhamos dificuldades de espaços como estes para encaminhar tantas crianças e adolescentes. Essa ONG tem unanimidade desta Casa para receber essa merecida honraria. Parabéns e sucesso”, completou

Para o dirigente da USPS, Jorge Pereira de Lima, que já foi por três vezes conselheiro do Orçamento Participativo (OP) da região Cruzeiro, bem como por duas vezes conselheiro do Plano Diretor da região, a homenagem é bem-vinda. “Agradeço primeiramente a Deus por nos dar condições de manter esta iniciativa com amor e realizando este trabalho de graça por muitas vezes, mas nunca deixamos de atender as crianças na nossa entidade. Digo a vocês que, assim como eu, há centenas de pessoas e lideranças e que, com certeza, merecem uma homenagem como essa. Para colhermos, temos que plantar, e a nossa ONG tem outros sonhos. Um deles é o de termos um novo espaço para que possamos dar mais comodidade a todas as crianças.”

Também estiveram presentes na solenidade a representante da Associação Jardim Medianeira Nadir Flores e os  ex-conselheiros tutelares José Airton e Leandro Barbosa.

ONG

A instituição foi fundada em 10 de maio de 2003 e está localizada no Bairro Santa Teresa. Atualmente possui a Escola de Educação Infantil Mundo da Imaginação, conveniada com a prefeitura e que atende, gratuitamente, 100 crianças na faixa etária de 6 meses na creche e de 11 meses a 5 anos em turno integral. Ainda, a ONG presta o Serviço de Proteção e Fortalecimento de Vínculos, no qual as crianças de 6 a 15 anos realizam atividades como oficinais culturais e práticas esportivas no turno inverso ao da escola.

É de se destacar que as crianças que estudam pela manhã recebem almoço, realizam atividades no período vespertino e tomam café ao final do dia, enquanto aquelas que estudam à tarde tomam café pela manhã, realizam atividades matinais e almoçam antes da aula. A ONG tem hoje o projeto Intersase, que prevê a integração das regiões Glória, Cristal e Cruzeiro com o atendimento de crianças de 6 a 15 anos, totalmente gratuito, na mesma seara de oficinas culturais e formadoras de cidadania juntamente com atividades esportivas.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)