Lideranças

Sessão Ordinária / Lideranças

No período de liderança, na tarde ordinária desta quarta-feira (20/2), os vereadores trataram dos seguinte temas:

ONGs – Cláudio Sebenelo (PSDB) criticou processo de cadastramento das Organizações Não Governamentais (ONGs) que só funcionam com verbas da União. "Muitas ONGs que se credenciam para a execução de trabalhos, realizam obras duvidosas". Conforme o vereador, os critérios são equivocados e as entidades não possuem estrutura organizacional. "Pior ainda, utilizam verba governamental realizando contratos de forma fraudulenta". Sebenelo disse também que funcionários são substituídos de forma irregular burlando a lei. "Essas ONGs funcionam como entidades governamentais sem seguirem as leis". (RT)

SINALEIRAS I – João Antonio Dib (PP) lembrou que, como secretário dos Transportes em 1977, tentou buscar verbas em Brasília para implantar as sinaleiras inteligentes. "Não obtive sucesso." Em 1983, quando foi prefeito, recordou, implantou em 32 cruzamentos das avenidas Farrapos e Assis Brasil as sinaleiras inteligentes. "Na época já existiam estudos sobre os tempos das sinaleiras e que foram bem proveitosos". O vereador parabenizou iniciativa do secretário Luís Afonso Sena, da EPTC, que está dando continuidade à um projeto importante para a cidade. (RT)

SINALEIRAS II – Adeli Sell (PT) afirmou que o tema das sinaleiras inteligentes não deveria ser noticiado como uma novidade. "Muitas cidades do interior já realizam este tipo de projeto e Porto Alegre deveria ser preocupar com assuntos mais relevantes." Conforme Adeli, é preciso que a cidade se preocupe com as obras da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, e com projetos que não foram feitos para as melhorias do Hospital de Pronto Socorro (HPS). "O governo Fogaça deve ser mais responsável e tratar Porto Alegre com respeito", ressaltou. (RT)

SAÚDE -  Neuza Canabarro (PDT) relatou atividades da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), nesta primeira semana de trabalho. "Foram realizadas visitas com resultados satisfatórios." De acordo com a vereadora, a primeira foi à Secretaria da Saúde, onde ficou estabelecido que em 10 dias o posto da Vila Maria da Conceição terá consultório odontológico em funcionamento e as consultas retomadas. "Com relação a problemas dos elevadores no Hospital Presidente Vargas, que estavam avariados, tivemos a garantia de que será liberada verbas para o conserto". (RT)

SEGURANÇA - José Ismael Heinen (DEM) pediu ao prefeito José Fogaça que, com a volta às aulas, tome providências a respeito de colocação de faixas de seguranças em frente às escolas. “Tomamos conhecimento sobre o aumento do número de atropelamentos em nossa Cidade e os dados apresentados são preocupantes”, disse. "Somente neste ano, ocorreram 118 atropelamentos com cinco vitimas fatais". O vereador comentou também o desrespeito de motoristas em relação as faixas de segurança. “Uma pesquisa para sabermos quantos motoristas respeitam esta sinalização, mostrará um alto índice de desrespeito”. (RA)
 
DITADOR – Na opinião do Haroldo de Souza (PMDB), Fidel Castro, ao renunciar seu mandato em Cuba, “já vai tarde”. Considerou que Fidel deveria levar junto seu irmão, Raul Castro, que ficará responsável por aquele país. "Este momento oportuniza uma reflexão sobre a liberdade dos povos. Não sei como me sentiria governado por um ditador, onde minhas idéias não poderiam ser expostas”. Sobre declarações de Lula pelo afastamento de Fidel, Haroldo disse que o presidente fala por ele e não pelos brasileiros. “Pelo menos por mim ele não fala”, considerou. "Fidel não construiu sua vida ajudando a humanidade. Ele é uma figura maléfica”. (RA)

DITADOR II – Maristela Maffei (PCdoB) lamentou que a Rede Globo tenha noticiado o afastamento de Fidel Castro de forma depreciativa. Disse que a emissora representa monstros que financiaram a ditadura no Brasil, onde milhares de pessoas foram encarceradas, torturadas e mortas. “Jango foi um dos assassinados por estas forças”. Ressaltou que Fidel deixa em Cuba um legado de cultura e ensinamentos. “Lá, 63% das mulheres são cientistas, 61% atuam na área médica e uma grande maioria é professora. Fica este exemplo de democracia interna jamais vista”. (RA)
 
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)