Entidades analisam em grupos as sub-relatorias do PDDUA
O Fórum das Entidades que acompanha o projeto do Plano de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) realizou, nesta quarta-feira (19/3), no Plenário Ana Terra da Câmara, a divisão das entidades que o compõem para a análise de quatro das cinco sub-relatorias da Comissão Especial do projeto. Apenas um vereador já entregou o relatório, João Antonio Dib (PP), sobre Desenvolvimento Urbano, Estratégias e Modelo Espacial, que já foi discutido e recebeu propostas das instituições. As demais sub-relatorias têm o prazo até 31 de março.
No Fórum, a idéia é que os grupos de trabalho troquem idéias e informações para, se for o caso, propor emendas e destaques aos sub-relatórios. Todas as entidades poderão enviar sugestões de emendas, de qualquer relatório, mesmo participando de um tema diferente.
Para a vereadora Neuza Canabarro (PDT), coordenador do Fórum, este é o espaço que as entidades procuraram na revisão do Plano Diretor de 1999 e não encontraram. Já foram 17 reuniões para analisar a proposta do Executivo. A contribuição das entidades é fundamental para o PDDUA, ressaltou.
O segundo vice-coordenador, Nestor Nadruz, mostrou sua preocupação com os sub-relatórios da Comissão Especial do PDDUA. Um vereador sub-relator tem o direito de aprovar os temas sem alterações, mas não sem discutí-las, observou. O arquiteto ponderou também que é importante que os sub-relatores indiquem os artigos da proposta do Executivo em relação aos seus temas para que facilite os debates pelas entidades.
Os sub-relatórios do projeto do PDDU, além do de Dib, são os seguintes:
- Sistema de Planejamento e da Adequação ao Estatuto da Cidade, vereador Carlos Comassetto (PT);
- Plano Regulador e das Disposições Finais e Transitórias, vereador Bernardino Vendruscolo (PMDB);
- Projetos Especiais do Centro da Cidade e do Cais do Porto, vereadora Maristela Maffei (PCdoB); e
- Proteção e Preservação do Patrimônio Cultural e Natural da Cidade, vereador Dr. Goulart (PTB).
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)