EPTC descarta alterações na linha de ônibus do IPE I
Em continuidade à reunião do dia 29 de setembro último, a Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab) voltou a discutir, nesta quarta-feira (9/11), possíveis alterações na linha de ônibus do bairro Jardim IPE I. Sobre a polêmica, a diretora de Transportes da EPTC, Cristina Ladeira, adiantou que a autarquia não pretende realizar quaisquer mudanças estruturais nos horários de circulação do sistema de coletivos daquela região da zona leste da cidade.
Segundo Cristina, a linha é deficitária, pois circula com 40 passageiros, em média, sendo um serviço complementar ao sistema de transportes do corredor da Avenida Bento Gonçalves. Quanto à reclamação dos moradores do IPE de que os ônibus estão velhos, Cristina disse que as empresas concessionárias estão comprando veículos novos e que, neste aspecto, poderão ocorrer algumas melhorias. Mesmo assim, ela salientou que a frota de Porto Alegre conta com carros de quatro anos, em média. Segundo ela, esses ônibus podem ser considerados novos, uma vez que têm menos de 13 anos, tempo considerado limite para permanência em circulação.
O presidente da Associação de Moradores do IPE I, Ivo Streb, reclamou que desde 2009 há um abaixo-assinado na prefeitura pedindo providências. Segundo ele, a EPTC tomou sua decisão com base numa reunião do Centro Administrativo Regional (CAR) do Partenon, enquanto os bairros IPE I e IPE II são administrados pelo CAR Zona Leste. O presidente da Cuthab, vereador Pedro Ruas (PSOL), convocou uma audiência pública para o dia 8 de dezembro, a ser realizada na própria comunidade. Participou ainda da reunião o vereador Elias Vidal (PPS).
Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Leia também:
Moradores do IPE I reclamam dos atrasos dos ônibus