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Moradores do IPE I reclamam dos atrasos dos ônibus

Streb (e), falou pelos moradores e reclamou da Linha 360 Foto: Felipe Dalla Valle
Streb (e), falou pelos moradores e reclamou da Linha 360 Foto: Felipe Dalla Valle
Moradores do Conjunto Habitacional IPE I obtiveram promessa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de que o órgão enviará à Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal, na próxima terça-feira (4/10), uma alternativa para solucionar os problemas de transporte coletivo na região. A garantia foi dada, nesta terça-feira (27/9) à tarde, pelo engenheiro de Planejamento da EPTC, Flávio Tomelero, a partir de sugestão do vereador Paulinho Rubem Berta (PPS), durante reunião da Cuthab que tratou do assunto.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores IPE I e cercanias, Ivo Streb, os ônibus da Linha 360, que atende a região, estão em péssimo estado, e os usuários chegam a esperar até 40 minutos na parada de ônibus. O serviço de transporte é operado pelo consórcio Unibus, que é integrado por cinco empresas. Antes operada pela empresa Sudeste, a Linha 360 passou agora à responsabilidade da empresa de viação Presidente Vargas.

Segundo Streb, há mais de 40 anos a comunidade reivindica um transporte coletivo de melhor qualidade na região. "Queremos o fim da linha alimentadora colocada pela EPTC, pois ela não resolveu o problema. Streb relatou que foram feitas várias reuniões com a EPTC desde o início do ano passado, todas sem êxito, apesar das promessas de solução dos problemas. "Os ônibus da Linha 360 são velhos, atrasam e não cumprem horários. A empresa presta maus serviços", disse o líder comunitário. 

Tomelero explicou que a EPTC não tem condições de aumentar a frequência nos horários dos ônibus da Linha 360, pois estudos técnicos indicam uma baixa média de usuários do transporte coletivo na região. "A Linha 360 tem média diária abaixo de 4 mil passageiros, enquanto a da Linha Cefer, por exemplo, é de 9,5 mil passageiros ao dia", disse o engenheiro. Streb, no entanto, questiona a alegação da EPTC, lembrando que a comunidade é integrada por quase 8 mil pessoas.

Tomelero ainda observou que toda a frota é composta por veículos com no máximo dez anos, como estabelece a legislação que regula o setor. "A média da frota em Porto Alegre é inferior a cinco anos. A EPTC trabalha com dados técnicos."

De acordo com o presidente da Cuthab, vereador Pedro Ruas (PSOL), serão priorizadas as tratativas no sentido de achar alternativas que diminuam o tempo de espera dos usuários nas paradas de ônibus. Ruas considera viável alcançar a redução desse tempo dos atuais 40 minutos para algo em torno de 15 minutos. "Em outro momento, poderemos tratar da reivindicação pelo fim da linha alimentadora."

Lembrando que o serviço de transporte coletivo é uma concessão pública, Ruas destacou ainda que o problema pode ter fácil solução, já que se trataria de um caso pontual. "Não é um problema que atinge toda a cidade, a Cuthab não recebeu outras reclamações neste sentido." Já a assessora de comunicação do consórcio Unibus, Mari Brusamarelo, observou que muitos problemas operacionais podem ser solucionados por meio do contato dos usuários diretamente com a empresa.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)