Institucional

Escola do Legislativo e Fundação Ulysses Guimarães firmam convênio

Termo de cooperação foi assinado no Salão Nobre Dilamar Machado, da Câmara Foto: Cassiana Martins
Termo de cooperação foi assinado no Salão Nobre Dilamar Machado, da Câmara Foto: Cassiana Martins (Foto: Cassiana Martins/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Professor Garcia (PMDB), a presidente da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), e o presidente da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), deputado federal Eliseu Padilha (PMDB) assinaram, no final da manhã desta sexta-feira (19/12), um termo de cooperação técnica entre a FUG e a Escola, ato realizado no Salão Nobre Dilamar Machado, da Câmara.

Segundo a vereadora Lourdes, o objetivo é instituir uma cooperação técnico-cientifica e cultural combinando esforços das instituições conveniadas para a promoção de atividades de formação técnico-cientifico-pedagógicas e do desenvolvimento dos servidores da Câmara, por meio da veiculação, divulgação e implantação na grade de programação da TV Câmara e dos cursos de formação produzidos pela FUG nacional.

Professor Garcia enfatizou que a Escola do Legislativo Julieta Battistioli demostra, com a assinatura do termo de cooperação, sua vocação para o estímulo à inovação e criação de alternativas inéditas para oportunizar o conhecimento a todos os servidores da Câmara. “Além desse acordo inédito com a FUG, a Escola e a Câmara sediaram, no mês de novembro, o XXIV Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), ocorrido pela primeira vez no Rio Grande do Sul”, lembrou.

O presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Eliseu Padilha, destacou que o grande mal da sociedade brasileira é a falta de conhecimento e informação. “Esses são os pilares para o exercício da cidadania e o que faz as instituições políticas serem eficientes ou não”, relatou. De acordo com o deputado federal, uma pesquisa recente realizada pela FUG indicou que 90% da população não gosta de política e não se sente representada pelos políticos, o que, para ele, indica que a maioria das pessoas desconhece os direitos que têm. “A ignorância não pode ser predominante em nosso país. Sem educação não há saída para o Brasil.”, concluiu.

Fundação Ulysses Guimarães

A Fundação Ulysses Guimarães é uma instituição de direito privado, sem finalidade lucrativa, criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada, doutrinação programática e educação política para o exercício pleno da democracia, além de outras atividades que guardem relação direta com essas premissas.

Prestigiaram a solenidade o diretor-geral da Câmara, Albano Assis Carvalho da Silva, e o diretor de Patrimônio e Finanças, Fernando Castro Martins.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)