Ensino

Escola Victor Issler escolhe vereadores para o Parlamento Jovem

Sete alunos da escola se candidataram na eleição para o Parlamento Jovem Foto: Juliana Demarco
Sete alunos da escola se candidataram na eleição para o Parlamento Jovem Foto: Juliana Demarco (Foto: Juliana Demarco)
Após visita à Câmara Municipal de Porto Alegre, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Victor Issler, localizada no Bairro Mário Quintana, promoveu, na manhã desta quarta-feira (2/9), a escolha dos vereadores mirins que representarão a instituição no Parlamento Jovem. Sete alunos da 8ª série se candidataram e quatro foram escolhidos.

Karine Souza, Natália Damaceno, Patrícia Silva e Karine Vieira foram as escolhidas pelos alunos para ocupar os cargos de vereadoras. As meninas, que possuem entre 13 e 15 anos, irão participar de eventos promovidos pela Câmara e formarão comissões representativas.

Para a professora Carine Frank, o Parlamento Jovem ajudará na formação social dos alunos, pois irá sanar as dúvidas que eles possuem sobre o funcionamento do Parlamento. "As crianças não sabem muito bem quais as funções de um vereador, mas agora, com este projeto, elas poderão vivenciar o que um parlamentar exerce na sua função", destacou.    

O projeto

O Projeto Parlamento Jovem tem a intenção de aproximar a Câmara Municipal das comunidades escolares, fomentando a participação e a cidadania entre os estudantes da rede de ensino da Capital. Também é uma forma de conscientizar os jovens para a importância da política como instrumento de transformação social.

Os professores Débora Stein e Guilherme Tortelli estão coordenando o projeto junto à presidência da Casa. A proposta é voltada a alunos do terceiro ciclo, com idades entre 12 e 15 anos. Segundo os organizadores, o objetivo é trazer esses estudantes para dentro da Câmara, de forma que eles possam conhecer mais de perto o funcionamento do Legislativo antes mesmo de completarem 16 anos de idade e estarem aptos a votar.

Conforme o projeto, os estudantes tomarão posse como vereadores jovens e debaterão temas, encaminhando soluções para esses problemas. A proposta conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed). A ideia inicial é que os alunos participantes possam apresentar propostas e projetos de lei que, futuramente, possam ser encaminhados à Prefeitura ou aos órgãos competentes. O Parlamento Jovem terá, ainda, a participação da Escola do Legislativo Julieta Battistioli e do Memorial da Câmara.

Cronograma

1º encontro (29/9)

- Visita guiada promovida pelo Memorial da Câmara.
- Recepção pelo presidente da Câmara, vereador Mauro Pinheiro (PT), que guiará os trabalhos no plenário.
- Solenidade de posse com autoridades responsáveis pelo projeto.
- Aprovação de regimento interno do Parlamento Jovem.
- Apresentação dos jovens vereadores e da escola que estão representando.
- Palestrante convidado - Luciano Potter (Rádio Atlântida e Rádio Gaúcha).

2º encontro (7/10)

- Os estudantes serão divididos em Comissões Temáticas conforme discussões desenvolvidas nas escolas (Direitos Humanos e Segurança; Juventude; Educação, Cultura; Esporte; Transporte; Habitação; Saúde e Meio Ambiente).
- Produção de projetos de lei, com auxílio do Memorial da Câmara.

3° encontro (21/10)

- Apresentação das conclusões das Comissões e dos projetos de lei produzidos, que serão apreciados pelo plenário do Parlamento Jovem.
- Votação dos projetos produzidos nas Comissões.

4º encontro (21/11)

- Apresentação dos resultados: um representante por Comissão apresenta o(s) projeto(s) aprovado(s).
- Atividade cultural
- Encerramento com entrega de certificado/lembrança.
- Homenagem aos professores e às escolas participantes.
- Participação de autoridades.


Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)