Ensino

Parlamento Jovem: Escola São Pedro debate temas sociais em oficinas

Alunos da Lomba do Pinheiro participam de projeto promovido pela Câmara Foto: Elson Sempé Pedroso
Alunos da Lomba do Pinheiro participam de projeto promovido pela Câmara Foto: Elson Sempé Pedroso (Foto: Elson Semp Pedroso/CMPA)
Após visita à Câmara Municipal de Porto Alegre, os alunos da 9ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro, localizada no Bairro Lomba do Pinheiro, deram continuidade às atividades vinculadas ao projeto Parlamento Jovem, na manhã desta quinta-feira (3/9). Os alunos participaram, na própria escola, de oficinas que se assemelham com a estrutura das comissões da Câmara.

Foram debatidos tópicos como transporte, habitação, cultura, educação, direitos humanos e segurança pública. Cada aluno escolheu a oficina que gostaria de participar, de acordo com o assunto que lhes interessasse. Os próprios professores ministraram os debates que, ao final deles, indicaram propostas de projetos de lei referentes aos assuntos abordados, no âmbito da Lomba do Pinheiro.

Toque de recolher

O professor José Carlos Ferrari explicou que a procura pelas oficinas foi expressiva e contou com a colaboração de todos os alunos. "Infelizmente, por um toque de recolher ocorrido ontem aqui no bairro, a procura não foi maior ainda", disse. Ferrari destacou que o projeto Parlamento Jovem está fomentando discussões dentro das escolas a respeito da estrutura administrativa do país. "Ministro aulas há 15 anos e somente agora estou tendo a oportunidade de discutir política com os meus alunos", ressaltou.

A vice-diretora da escola, Marisa Barros, afirmou que projetos como o Parlamento Jovem contribuem para a formação política e social das crianças, incentivando-as a aprender ainda mais sobre como o país é regido. "Eles tiveram a oportunidade de sair do espaço restrito que é o bairro deles e visitar a Câmara Municipal. O comportamento e a postura deles mudaram a partir do momento em que os colocamos dentro da discussão política da cidade", destacou.

O projeto

O projeto Parlamento Jovem, de autoria do vereador Mauro Pinheiro (PT), presidente da Câmara Municipal, tem a intenção de aproximar o Legislativo das comunidades escolares, fomentando a participação e a cidadania entre os estudantes da rede de ensino da Capital. Também é uma forma de conscientizar os jovens para a importância da política como instrumento de transformação social.

Os professores Débora Stein e Guilherme Tortelli estão coordenando o projeto junto à presidência da Câmara. A proposta é voltada a alunos do 3º Ciclo, com idades entre 12 e 15 anos. Segundo os organizadores, o objetivo é trazer esses estudantes para dentro do Legislativo, de forma que eles possam conhecer mais de perto o funcionamento da Casa antes mesmo de completarem 16 anos de idade e estarem aptos a votar.

Conforme o projeto, os estudantes tomarão posse como vereadores jovens e debaterão temas, encaminhando soluções para esses problemas. A proposta conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed). A ideia inicial é de que os alunos participantes possam apresentar propostas e projetos de lei que, futuramente, possam ser encaminhados à Prefeitura ou aos órgãos competentes. O Parlamento Jovem terá, ainda, a participação da Escola do Legislativo Julieta Battistioli e do Memorial da Câmara.

Cronograma

1º encontro na Câmara (29/9)

- Visita guiada promovida pelo Memorial da Câmara;
- Recepção pelo presidente da Câmara, vereador Mauro Pinheiro (PT), que guiará os trabalhos no plenário;
- Solenidade de posse dos vereadores jovens com autoridades responsáveis pelo projeto;
- Aprovação de regimento interno do Parlamento Jovem;
- Apresentação dos jovens vereadores e da escola que estão representando;
- Palestrante convidado: Luciano Potter (Rádio Atlântida e Rádio Gaúcha);

2º encontro (7/10)

- Os estudantes serão divididos em Comissões Temáticas conforme discussões desenvolvidas nas escolas (Direitos Humanos e Segurança; Juventude; Educação, Cultura; Esporte; Transporte; Habitação; Saúde e Meio Ambiente);
- Produção de projetos de lei, com auxílio do Memorial da Câmara;

3° encontro (21/10)

- Apresentação das conclusões das Comissões e dos projetos de lei produzidos, que serão apreciados pelo plenário do Parlamento Jovem;
- Votação dos projetos produzidos nas Comissões;

4º encontro (21/11)

- Apresentação dos resultados: um representante por Comissão apresenta o(s) projeto(s) aprovado(s);
- Atividade cultural;
- Encerramento com entrega de certificado/lembrança;
- Homenagem aos professores e às escolas participantes;
- Participação de autoridades.

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)  
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)