Escolas buscam patrocínio para participar de evento de robótica
Vencedores da última edição da Olímpiada Brasileira de Robótica, realizada em outubro do ano passado em Fortaleza (Ceará), 14 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos têm, agora, um outro desafio: viabilizar a viagem a Eindhoven, na Holanda, onde será realizada a Robo Cup Junior entre os dias 26 e 30 de junho deste ano. Juntamente com outros 14 alunos da Escola Governador Ildo Meneghetti, segunda colocada na disputa, os estudantes porto-alegrenses representarão o Brasil na competição mundial que acontece todos os anos e visa a estimular o estudo e o desenvolvimento da inteligência artificial e da robótica.
Durante reunião realizada pela Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta terça-feira (7/5) à tarde, a professora Márcia Mendes Eilert de Vasconcelos, da Emef Heitor Villa Lobos, explicou que a ida dos jovens - estudantes das séries finais do ensino fundamental - à Holanda ainda precisa ser viabilizada por meio do apoio de patrocinadores que custeiem passagens e estadia. "Queremos propiciar a ida de todos os estudantes da equipe."
A diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Eliane Meleti, garantiu que a Smed está buscando viabilizar recursos através do governo municipal. Segundo ela, a Secretaria está empenhada em levar à Holanda os 28 alunos da duas escolas vencedoras a Heitor Villa Lobos e a Ildo Meneghetti. Ela lembrou que o sucesso do envolvimento dos alunos das escolas municipais com a robótica é resultado de um investimento de longo prazo. "Desde 2007, a Smed tem conseguido que alunos que trabalham com a robótica se apresentem em outros países, além de viagens por outros estados brasileiros. E eles sempre se destacam e se classificam bem nas competições em que participam."
Eliane explicou que, para justificar o patrocínio, a Smed se preocupou em elaborar uma espécie de dossiê sobre a performance desses alunos competidores, demonstrando que eles têm um ótimo desempenho também em outras disciplinas.
De acordo com a coordenadora da Assessoria de Inclusão Digital da Smed, Daniela Bortolon da Silva, a instituição procura viabilizar condições para que os jovens participem do evento. Estamos buscando patrocínio, precisamos de 28 passagens para dar oportunidade para que estes alunos possam mostrar seu trabalho. Sem esse apoio, eles não poderiam participar do evento. Segundo ela, as duas modalidades em que as escolas se classificaram foram a de dança, que visa a criar uma coreografia para que haja interação com o robô, e a de resgate, que simula a ação de um bombeiro.
A presidente da Cece, vereadora Sofia Cavedon (PT), disse que as perspectivas apresentadas pela representante da Smed deixam todos muito otimistas de que a viagem dos alunos à Holanda se concretize. "Esse sucesso dos alunos nos trabalhos com a robótica não acontece por acaso. É um trabalho contínuo, que vem sendo desenvolvido há muitos anos e que evidencia a qualidade da nossa educação", disse Sofia. Ela ainda sugeriu que os alunos façam uma apresentação dos trabalhos de robótica na Câmara Municipal, após o retorno da viagem à Holanda.
O vereador Tarciso Flecha Negra (PSD) elogiou o trabalho desenvolvido pelas escolas municipais e destacou a importância de um evento desse gênero na vida das crianças. Ele lembrou que, recentemente, viajou com uma turma de 35 alunos da sua escolinha de futebol para Dallas (Estados Unidos) e para Barcelona (Espanha). "É gratificante esse trabalho de formar cidadãos socializando a criança pela educação e pelo esporte. Elas ganham uma outra visão do mundo."
O vereador Professor Garcia (PMDB) elogiou a seriedade com que as escolas trabalham e destacou a importância de envolver a comunidade em um projeto que traz benefícios para os jovens e a cidade através dos avanços tecnológicos. A classificação deste grupo e a oportunidade de viajar para a Holanda é não só um grande acréscimo pessoal para estas crianças, como também uma forma de criar perspectivas para muitos jovens que têm interesse no assunto.
Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Thamiriz Amado (estagiária em jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)