Comissões

Estudantes da PUCRS exigem cumprimento de acordo

Cedecondh ouviu reivindicaçõs de alunos da PUCRS Foto: Mariana Fontoura
Cedecondh ouviu reivindicaçõs de alunos da PUCRS Foto: Mariana Fontoura
A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), presidida pela vereadora Maria Celeste (PT), ouviu, na tarde desta terça-feira (27/9), alunos da PUCRS que trouxeram denúncias sobre perseguições, agressões e falta de liberdade para manifestação e de escolha para o DCE. A vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), que solicitou a reunião, criticou a falta de democracia da universidade. Disse que é preciso haver eleições para o DCE com acompanhamento externo e punição aos agressores de duas estudantes.

Gabriela Hammeschmidt, do movimento estudantil da PUCRS, afirmou que está havendo repressão, perseguição e orientação aos bolsistas do Prouni para que não participem dos movimentos sob pena de perderem as bolsas. Salientou que as manifestações dos estudantes são pacíficas. Criticou também a forma como tem sido conduzido o processo eleitoral o DCE nos últimos 16 anos.

Em síntese, os estudantes pediram o apoio dos vereadores para a realização da eleição para o DCE prevista conforme o acordo chancelado pelo Conselho Universitário para o mês de novembro próximo, punição aos membros do DCE que praticaram as agressões às estudantes e direito de manifestação na universidade. Maria Celeste e o vereador Toni Proença (PPS) vão ouvir os demais vereadores que participaram da assinatura do acordo e buscar o seu cumprimento. Um dos vereadores foi Carlos Todeschini (PT), que lamentou que a universidade não esteja cumprindo com o que foi acordado em documento.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)