Educação Política

Estudantes pedem escola aberta nos fins de semana

Jovens apresentaram cinco projetos Foto: Pedro Revillion
Jovens apresentaram cinco projetos Foto: Pedro Revillion

Os 29 alunos de 8ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento Gonçalves que participaram da Sessão Plenária do Estudante desta segunda-feira (26/5) aprovaram projeto que determina a abertura do colégio nos fins de semana. A proposta foi uma das cinco elaboradas pelos adolescentes durante a atividade, promovida pelo Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre no Plenário Ana Terra.

Nos projetos, os alunos reivindicam melhorias nas áreas de educação, lazer, transporte, saúde e meio ambiente. Dirigida pelo coordenador do Memorial, Jorge Barcellos, a sessão teve a presença do vereador Marcelo Danéris (PT), que abordou o papel dos vereadores e dos parlamentos.

Educação

A abertura da Escola Bento Gonçalves, situada no Bairro Rubem Berta, nos sábados e domingos é sugerida por Jéssica Tarbis, Taís Satiq, Suzana Souza, Wagner da Cruz Gustavo, Évelyn Porciúncula e Jéssica Duarte. O projeto também defende a melhoria e a colocação de equipamentos esportivos nas praças. "Necessitamos de mais espaços de lazer", enfatizou Taís, que ocupou a tribuna.

O segundo projeto, na área de educação, é de Gilvana Serafim, Bruna Martins, Elisandra Duarte, Luana Costa, Letícia Santos e Patrícia Santos. O grupo propõe um aumento de 20% nos salários dos professores a cada dois ou três anos e melhorias na Escola Bento Gonçalves. Segundo Patrícia, o colégio tem muitos problemas, como banheiros inadequados e merenda de má qualidade. "A merenda é uma gororoba", disse.

Comunidade

A longa espera por ônibus lotados motivou o projeto de Eliete Jobim, Caroline Petrovisky, Vivian Souza, Priscila Moraes e Marcelo Santos. O grupo pede mais organização de linhas e horários e pontos de recarga dos cartões TRI, além da limitação do número de passageiros que viajam de pé. "Estamos cansados de tanto tumulto e das más condições do transporte coletivo", lamentou Eliete. "Há muita falta de respeito com as pessoas."

Ariele do Nascimento, Elisângela Quiles, Gabrielle da Silva, Karolina Fernandez, Mariana Moreira,Thaís de Melo e Tahmires Garcia solicitam a ampliação da coleta seletiva no Bairro Rubem Berta. "Há muito lixo acumulado", afirmou Thamires, representante do grupo, que sugere também penas rigorosas para quem agride a natureza e atenção redobrada sobre as fábricas.

Postos de saúde abertos 24 horas, com mais médicos e remédios para a população, e atendimento mais rápido nos hospitais são as reivindicações contidas no projeto de Eduardo Carvalho, Robson dos Santos, Emanuel Corrêa, Dionatas Santiago, Jeferson Trevisan da Silva e Alexsandro Tressoldi. "Isso é muito importante para as famílias", salientou Jeferson.

Plenária

A Plenária do Esudante é realizada às segundas-feiras a partir das 14 horas no Plenário Ana Terra. Podem participar alunos de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio. As escolas interessadas em agendar participação na atividade devem entrar em contato com o Memorial da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), pelos telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)