Plenário

Everton Gimenis toma posse como vereador

Vereador Everton Gimenis toma posse
Everton Gimenis (PT) (Foto: Isabelle Rieger/CMPA)

Na sessão ordinária de hoje (2/5) da Câmara Municipal de Porto Alegre, assumiu como vereador titular Everton Moraes Gimenis (PT), que ocupará a cadeira de Laura Sito (PT), em licença para tratar de assuntos particulares.

Em seu discurso de posse, o vereador destacou  a história do Dia do Trabalhador. “O 1º de Maio, dia do trabalhador e da trabalhadora, é simbólico, porque não é só um dia de comemoração. Esta data marca o começo de uma luta. Em 1886, lá em Chicago, numa greve geral onde os trabalhadores fizeram uma grande mobilização. E se transformou no dia 1° de Maio. De lá para cá, este dia é marcado por reflexão e luta”.

De acordo com Gimenis, desde 2016, “desde o golpe na presidenta Dilma e no povo brasileiro”, a classe trabalhadora não tem o que comemorar. “Talvez ontem, fazendo uma reflexão, o que nós podíamos estar comemorando é ter sobrevivido ao genocídio no Brasil, com de 650 mil mortes pela Covid por causa da incompetência, do descasso, desse governo comandado por um presidente fascista e genocida”.

Gimenis defendeu a luta da classe trabalhadora e ressaltou que estes nunca foram tão afetados quanto agora. Citando o exemplo da reforma trabalhista, que, segundo o parlamentar, “rasgou a CLT conquistada em 1943 e a Constituição de 1988”.

Texto

Josué Garcia (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)