CPI

Ex-secretária adjunta da SMJ confirma pedido de repasse de salário

Vereadores Bernardino Vendruscolo e Luiz Braz ouvem Adriana na CPI Foto: Bolívar Abascal Oberto
Vereadores Bernardino Vendruscolo e Luiz Braz ouvem Adriana na CPI Foto: Bolívar Abascal Oberto

Adriane Garcia Rodrigues foi ouvida na manhã desta quinta-feira (3/3) pelos vereadores que compõem a CPI do ProJovem, instalada na Câmara Municipal de Porto Alegre para apurar supostas irregularidades na Secretaria Municipal da Juventude (SMJ). Adriane foi secretária adjunta da SMJ por quase dois meses durante a gestão de Juliana Brizola, em 2008.

Durante seu pronunciamento, ela confirmou que lhe foi solicitado o repasse de parte de seu salário, enquanto funcionária da secretaria. “André Cristiano Fortes foi quem me pediu, alegando que seria para complementar salários de colegas que ganhavam pouco”, afirmou. Ela disse que o valor solicitado seria em torno de 70% a 80% do vencimento e que Fortes falava em nome da secretária.

Adriane falou ainda que Fortes não era funcionário da SMJ à época. “Tão logo veio o pedido, pedi meu afastamento do cargo, pois não concordava com a prática”, comunicou ao informar que manifestou o motivo de sua saída em ofício encaminhado a presidência do PDT. “Fiquei um mês e meio no cargo”, lembrou. Ela não apresentou provas relativas à solicitação do repasse.

Conforme disse Adriane, ela assumiu o cargo atendendo solicitação do ex-presidente do PDT, o ex-deputado Matheus Schmidt, falecido em 2010. Segundo afirmou, seria para dar suporte técnico e partidário a Juliana. “Como eu já tinha experiência por ter sido presidente da Juventude do PDT, ele me convidou para que ajudasse a secretária para que ela se sentisse mais segura e fortalecida”.

Questionada se teria tido acesso ao processo do ProJovem, Adriane negou. “Tentei saber alguma coisa, mas fui esvaziada e não tive acesso”, disse a depoente. A SMJ foi criada em 2005 para implementar políticas públicas relacionadas à juventude. Atualmente a secretaria é alvo de denúncias e investigada por diferentes órgãos dos ministérios públicos Estadual e Federal.

Regina Andrade ( reg. prof. 8423)

Ouça:
Mauro Zacher e Juliana Brizola vão depor no mesmo dia à CPI