Executivo propõe criação de Instituto para gerenciar PSFs
O prefeito José Fortunati esteve no início da tarde desta quarta-feira (24/11) na Câmara Municipal de Porto Alegre para entregar aos vereadores projetos de lei em que é proposta a reestruturação dos Centros Administrativos Regionais (CRAs) e de criação do Instituto Municipal de Estratégia da Saúde da Família. De acordo com o presidente do Legislativo municipal, vereador Nelcir Tessaro (PTB), as propostas serão avaliadas pelos vereadores tão logo cumpram os trâmites legais previstos pela Casa. O vereador João Dib (PP), na condição de Líder do Governo na Câmara, deverá se debruçar sobre os temas para dar a rotatividade necessária observou Tessaro.
Em relação aos CARs está prevista a ampliação das atividades, que deverão receber um novo perfil no que trata da fiscalização da cidade. De acordo com o prefeito, o Centro Histórico receberá o novo modelo de Centro Administrativo que terá por objetivo descentralizar a organização de Porto Alegre. Queremos um modelo mais ousado com medidas inovadoras, disse Fortunati ressaltando que a fiscalização será feita por agentes que já estão sendo preparados para agir de forma multidisciplinar. Estão recebendo conhecimentos adequados para atuar nas áreas da Smic, Smam, SMS, Smov e Fazenda. Os CARs terão ainda a missão de coordenar e acompanhar os Fóruns de Cogestão em Serviços e as Comissões de Obras, ambos criados para atuar em todas as regiões do Orçamento Participativo (OP).
O projeto de criação do Instituto, conforme disse Fortunatti, tem por objetivo organizar e promover uma proposta estruturante para a execução das atividades da Estratégia de Saúde da Família na Capital. Será um uma Fundação Pública de Direito Privado que contratará os profissionais que executam as atividades de atenção básica à saúde em Porto Alegre. Hoje Porto Alegre tem 93 Programas de Saúde da Família (PSFs) e, com a criação do Instituto, de acordo com o prefeito, deverá chegar a 140 até o final de 2011.
O encontro foi no Salão Nobre Dilamar Machado da Câmara Municipal e contou com a presença de vários secretários da Capital, além de vereadores e diretores da Casa.
Regina Andrade (reg.prof. 8423)