Presidência

Executivo propõe criação de Instituto para gerenciar PSFs

Fortunati e Tessaro: projetos visam modernizar administração da cidade Foto: Elson Sempé Pedroso
Fortunati e Tessaro: projetos visam modernizar administração da cidade Foto: Elson Sempé Pedroso

O prefeito José Fortunati esteve no início da tarde desta quarta-feira (24/11) na Câmara Municipal de Porto Alegre para entregar aos vereadores projetos de lei em que é proposta a reestruturação dos Centros Administrativos Regionais (CRAs) e de criação do Instituto Municipal de Estratégia da Saúde da Família. De acordo com o presidente do Legislativo municipal, vereador Nelcir Tessaro (PTB), as propostas serão avaliadas pelos vereadores tão logo cumpram os trâmites legais previstos pela Casa. “O vereador João Dib (PP), na condição de Líder do Governo na Câmara, deverá se debruçar sobre os temas para dar a rotatividade necessária” observou Tessaro.

Em relação aos CARs está prevista a ampliação das atividades, que deverão receber um novo perfil no que trata da fiscalização da cidade. De acordo com o prefeito, o Centro Histórico receberá o novo modelo de Centro Administrativo que terá por objetivo descentralizar a organização de Porto Alegre. “Queremos um modelo mais ousado com medidas inovadoras”, disse Fortunati ressaltando que a fiscalização será feita por agentes que já estão sendo preparados para agir de forma multidisciplinar. “Estão recebendo conhecimentos adequados para atuar nas áreas da Smic, Smam, SMS, Smov e Fazenda”. Os CARs terão ainda a missão de coordenar e acompanhar os Fóruns de Cogestão em Serviços e as Comissões de Obras, ambos criados para atuar em todas as regiões do Orçamento Participativo (OP).

O projeto de criação do Instituto, conforme disse Fortunatti, tem por objetivo organizar e promover uma proposta estruturante para a execução das atividades da Estratégia de Saúde da Família na Capital. Será um uma Fundação Pública de Direito Privado que contratará os profissionais que executam as atividades de atenção básica à saúde em Porto Alegre. Hoje Porto Alegre tem 93 Programas de Saúde da Família (PSFs) e, com a criação do Instituto, de acordo com o prefeito, deverá chegar a 140 até o final de 2011.

O encontro foi no Salão Nobre Dilamar Machado da Câmara Municipal e contou com a presença de vários secretários da Capital, além de vereadores e diretores da Casa.

Regina Andrade (reg.prof. 8423)