Exposição sobre Dia Internacional da Mulher relata as origens da data
Abordando as origens históricas e a trajetória da luta em defesa dos direitos da mulher, a exposição Centenário do 8 de Março, feita pelo memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre, estará no espaço Clébio Sória - andar térreo, até o dia 16 deste mês.
A mostra, que conta com 13 banners verticais divididos por períodos históricos, traz a narrativa de personalidades femininas na sociedade gaúcha e brasileira, o contexto da inserção no mercado de trabalho e o surgimento do Dia Internacional da Mulher.
A data, oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1977, simboliza o dia em que tecelãs morreram asfixiadas e carbonizadas dentro uma fábrica depois de conduzirem a primeira greve norte-americana com a participação apenas de mulheres.
Os banners expostos também abordam questões ligadas às primeiras vereadoras mulheres da cidade de Porto Alegre. Julieta Battistioli e Dercy Furtado foram as pioneiras na Câmara Municipal da capital. Julieta entrou como suplente de Elói Martins e Dercy foi eleita com 10.108 votos.
A visitação, de entrada gratuita, ocorre durante o horário de funcionamento da casa (das 8h30min às 18 horas) de segunda a sexta-feira. A Câmara Municipal de Porto Alegre fica na Avenida Loureiro da Silva, 255, Centro Histórico.