Comissões

Falta de manutenção no Extremo Sul foi pauta da Cedecondh

Elaine Machado: "Prefeitura trata o Extremo Sul como um depósito de lixo" Foto: Guilherme Almeida/CMPA
Elaine Machado: "Prefeitura trata o Extremo Sul como um depósito de lixo" Foto: Guilherme Almeida/CMPA (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
A falta de serviços municipais e alagamentos no Extremo Sul de Porto Alegre foi o tema da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), na tarde desta terça-feira (5/4), na Câmara Municipal de Porto Alegre. O presidente da Comissão, vereador Dr. Thiago Duarte (DEM), destacou que faltam obras de planejamento de saneamento básico em determinadas localidades como Lami, Ponta Grossa e Sapolândia. Dr. Thiago citou ainda os frequentes alagamentos nas residências destas comunidades, que prejudicam e afetam diretamente a saúde dos moradores locais. 

Representante do bairro Ponta Grossa, Elaine Machado, ressaltou que são feitas diversas promessas à comunidade, mas até o momento não obtiveram respostas positivas. "Existem, na minha rua, obras inacabadas, acumulando água parada. A Prefeitura trata o Extremo Sul como um depósito de lixo", disse.

Segundo o vereador Mauro Zacher (PDT), é necessário a liberação de verbas do Governo Federal para dar continuidade às obras inacabadas destas regiões. "Não é possível realizar o asfaltamento em todas as vias. Na Smov estudávamos a possibilidade de asfaltar muitas delas." Ao complementar a fala do vereador, o diretor da Divisão de Conservação de Vias Urbanas da Smov, Delmar Cabreira, afirmou que "sem uma grande obra de macrodrenagem nessas regiões, o problema não será resolvido, e não temos recursos para tal".

No decorrer da reunião, foi encaminhado que a Comissão solicite ao Dmae, DMLU e EPTC uma resposta justificando as ausências nas reuniões realizadas pela comissão, além da realização de um cronograma de prazos para o término das obras. Também estiveram presentes à reunião os vereadores Paulinho Motorista (PSB), Adeli Sell (PT), Professor Alex Fraga (PSOL) e João Bosco Vaz (PDT).


Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
         Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)