Cedecondh

Falta de pavimentação e energia incomoda Vila União

Ernani disse que o obstáculo para energia é a falta de regularização Foto: Pedro Revillion
Ernani disse que o obstáculo para energia é a falta de regularização Foto: Pedro Revillion

Problemas com as vias de acesso, falta de manutenção dos serviços básicos e precariedade da energia elétrica são as principais dificuldades enfrentadas pela comunidade da Rua Prisma, Vila União, no bairro Santa Tereza em Porto Alegre. Durante reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), na tarde desta terça-feira (4/11), os moradores reclamaram da falta de atenção da prefeitura com o local.

“Nossos lixos ficam nas ruas sem coleta, os carros têm dificuldade de acessarem as ruas pela ausência de pavimentação e muitas vezes dormimos com medo de incêndio pela situação dramática da fiação elétrica. Queremos que ajudem a nossa vila”, pediu um dos habitantes, João Carpes de Oliveira. Segundo o vereador Carlos Todeschini (PT), o terreno – pertencente ao governo do Estado –, foi cedido em 2002 pela Secretaria Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sehadur) para que os moradores ocupassem-no legalmente. “Já existe até rede de água tratada, só faltam os outros serviços essenciais”, afirmou.

Smov garante manutenção

Sobre a pavimentação, representantes da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) garantiram que irão verificar as condições das ruas e vias de acesso para encaminhar solução. Quanto à legalização da rede elétrica, o engenheiro da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) Ernani Freitas justificou que a energia só será fornecida com a regularização total da área a ser encampada pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab).

Conforme o presidente da Comissão, vereador Guilherme Barbosa (PT), o documento que cede o espaço para os moradores deve ser apresentado à CEEE para que a empresa inicie um projeto de implantação da rede de eletricidade. “Com esta documentação, a Companhia terá possibilidade legal para instalar a energia”, reiterou.

Como encaminhamento, a Cedecondh pedirá reunião com a direção da CEEE para iniciar as negociações. Além disto, outra audiência será solicitada junto ao Demhab para agilizar o processo de regularização da vila. Os vereadores Dr. Goulart (PTB) e Maria Luiza (PTB) também participaram da reunião.

Ester Scotti (reg. prof. 13.387)

Ouça:
Vila da Zona Sul pede luz e pavimentação