Memória

Família de Pessoa de Brum doará acervo à Câmara

Carlos Augusto, neto de Pessoa de Brum, exibe foto que será doada  Foto: Elson Sempé Pedroso
Carlos Augusto, neto de Pessoa de Brum, exibe foto que será doada Foto: Elson Sempé Pedroso

Familiares de Carlos Pessoa de Brum reafirmaram, na tarde desta sexta-feira (14/12), à Câmara Municipal de Porto Alegre, sua intenção de, em 2008, doar ao Memorial da Casa acervo de fotos e documentos pertencentes ao ex-vereador. Carlos Pessoa de Brum Filho, sua mulher, Ana Maria, e o filho, Carlos Augusto, foram recebidos pela presidenta da Câmara, Maria Celeste (PT), pelo futuro presidente do Legislativo, Sebastião Melo (PMDB), e pelos funcionários do Memorial Jorge Barcellos (coordenador) e Maria de Fátima Carapeços.

Pessoa de Brum Filho ressaltou a importância de a Câmara preocupar-se com a valorização do passado. “Que seria de nós se perdêssemos a memória da cidade?”, indagou. Maria Celeste destacou que o resgate da memória é feito com muita competência pelo Memorial, que também desenvolve projetos de educação política para aproximar a Câmara da comunidade escolar.

Sebastião Melo elogiou a iniciativa da família de Pessoa de Brum. “Eles poderiam ficar com tudo encaixotado em casa, mas optaram por socializar uma parte da história da cidade”, disse. “Ninguém constrói um futuro decente sem resgatar seu passado.” Nascido em 11 de dezembro de 1907, Pessoa de Brum, falecido em 1978, foi vereador pelo PTB e pelo PMDB e presidente da Câmara.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)