Farsul é homenageada pela passagem dos 80 anos
A Câmara Municipal de Porto Alegre dedicou o período de Grande Expediente da sessão desta segunda-feira (4/6) para homenagear a passagem dos 80 anos da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), fundada em 24 de maio de 1927. Proposta pelo vereador Elias Vidal (PPS), a solenidade contou com as presenças do presidente da Farsul, Carlos Sperotto, e do vice-presidente da entidade, Gedeão Pereira.
Elias destacou o papel da Farsul no desenvolvimento econômico do Estado. Lembrou que a entidade desempenhava sozinha o papel da Secretaria da Agricultura antes de esta ser criada. O que o Rio Grande é se deve também à Farsul, afirmou. Dessa forma, a Câmara não poderia deixar passar em branco seus 80 anos.
O vereador Elói Guimarães (PTB) definiu a Farsul como guardiã do produtor rural e destacou a magnífica trajetória de seu presidente. Este é um momento de reflexão sobre o papel da Farsul na defesa dos interesses legítimos do Rio Grande, disse. Vivemos momentos complicados, com imensas dificuldades para o homem do campo, que precisa defender seu direito de produzir, declarou. Se não fosse pela Farsul, não sei onde estaríamos.
Ao agradecer à Câmara, Sperotto informou que a solenidade desta segunda-feira foi a primeira homenagem pública à Farsul e que os festejos prosseguirão até o final do ano. Segundo ele, o Legislativo manifestou seu reconhecimento ao trabalho da entidade e de seus associados, que enfrentam dificuldades para produzir. Somos indústrias a céu aberto, expostas a intempéries e com um calendário rígido de produção, afirmou. Os produtores rurais têm como missão matar a fome da população, mas a Farsul não tem mais a pretensão de que o RS seja o celeiro do país. Conforme Sperotto, o Estado vive uma evasão construtiva de produtores e de tecnologia, formados no RS para consolidar a agricultura brasileira.
Também saudaram a Farsul os vereadores João Dib (PP), Ervino Besson (PDT), José Ismael Heinen (Dem), Dr. Goulart (PDT), Bernardino Vendruscolo (PMDB), Claudio Sebenelo (PSDB) e Adeli Sell (PT).
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)