Comissões

Feirantes do Rui Barbosa querem permanecer no local

Situação dos feirantes do Terminal Rui Barbosa foi discutida na Cefor Foto: Caroline da Fé
Situação dos feirantes do Terminal Rui Barbosa foi discutida na Cefor Foto: Caroline da Fé

A Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) realizou reunião na tarde desta terça-feira (7/8) com as presenças do secretário Municipal da Produção, Indústria e Comércio (SMIC), Idenir Cecchim, e representantes dos feirantes instalados no Terminal Rui Barbosa, localizado no Centro da Cidade. Na ocasião, os feirantes reivindicaram a permanência de suas bancas no local onde deverá ser construído o Camelódromo.

Roberto Alves de Oliveira, que falou pelos feirantes, lembrou que no projeto de construção do camelódromo não existe previsão de instalação de bancas para o hortomercado.  Segundo informou, a preocupação dos comerciantes é com as realocações das bancas. "Vários locais já foram propostos para a SMIC, mas nenhuma resposta foi obtida", salientou.

Cecchim disse estar preocupado com a situação dos feirantes, e lembrou ter oferecido alguns locais temporários. “Só assim continuarão com suas sobrevivências”, disse. O secretário, entretanto, ressaltou que os locais sugeridos não foram aceitos. Outra proposta oferecida por Cecchim foi a troca de ramo de atividade com a garantida de permanência no novo Camelódromo da Rui Barbosa.

O secretário lembrou ainda a existência de lei que proíbe a venda de frutas e verduras no quadrilátero do Centro, dificultando ainda mais a realocação destes feirantes.

Ao termino da reunião ficou acordado que a SMIC e os feirantes tentarão, de uma forma benéfica para ambos, achar um local apropriado para a instalação das bancas, mesmo que de modo provisório.

Participaram da reunião, além de Cecchim e representantes dos feirantes da Rui Brabosa, os vereadores Professor Garcia (PPS), presidente da Cefor; Luiz Braz (PSDB), vice-presidente; Maristela Meneghetti (DEM); João Antônio Dib (PP); e Adeli Sell (PT).

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)