Comissões

Vereadores da Cedecondh visitam Centro Popular de Compras

Camelódromo: Grades são contrárias à legislação Foto: Ramon Nunes
Camelódromo: Grades são contrárias à legislação Foto: Ramon Nunes

Na manhã desta quinta-feira (21/8), os vereadores da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal conferiram o local onde será construída uma passagem de pedestres no Centro Popular de Compras da Capital. O objetivo da obra é evitar prejuízos aos comerciantes localizados na praça Rui Barbosa – ao lado de fora do camelódromo. Na última reunião da Comissão, no dia 19 de agosto, ficou acertado que a Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) reformularia o projeto para a construção da pista.

“Queremos defender nossa atividade comercial sem prejudicar a prosperidade que o camelódromo vai trazer”, registrou um dos lojistas, Cássio Almiro Cassuriaga. Confirmados que acompanhariam a visita, representantes da Smic não compareceram. Para o presidente da Comissão, vereador Guilherme Barbosa (PT), a passagem é uma boa alternativa para atender à demanda dos comerciantes. No entanto, ressalvou que as grades ao redor do CPC foram edificadas ilegalmente. “Conforme a legislação municipal é proibido levantar grades em praças públicas”, frisou. O local do camelódromo fica na praça Rui Barbosa.

De acordo com os membros da Cedecondh, a Comissão irá elaborar nos próximos dias pedido de providência ao prefeito de Porto Alegre para que retire as cercas do Centro Popular. Os vereadores Carlos Comassetto (PT) e Carlos Todeschini (PT) acompanharam a visita.

Ester Scotti (reg. prof. 13387)