Festival de Teatro de Rua é incluído no calendário oficial de Porto Alegre
Outros dois requerimentos de sessão solene também foram ratificados pelo plenário

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, em votação simbólica na tarde desta quinta-feira (4/5), o Projeto de Lei do Legislativo nº 236/16, de autoria da vereadora Sofia Cavedon (PT), que inclui o Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre no Calendário de Eventos de Porto Alegre e Calendário Mensal de Atividades de Porto Alegre no mês de abril. Segundo a vereadora, o festival “é uma ação de difusão de conhecimentos, sublinhando tendências, valorizando a experimentação, rompendo paradigmas, promovendo para a sociedade o desenvolvimento do conhecimento crítico e estimulando os campos de significação da arte como a cognição, a percepção, a capacidade criadora e a noção de pertencimento à sociedade”.
O Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre foi criado em 2009 pelo ator, diretor, produtor e gestor cultural Alexandre Vargas, e desde sua primeira edição, alcançou grande sucesso de público e de crítica. O evento reúne aproximadamente 90 mil pessoas e oferecendo ao público diversidade de linguagens teatrais de rua. “O Festival se posiciona com o intuito de criar oportunidades para a nova geração de artistas e oferecer a diversidade artística ao público, criando um elo entre a cultura e a Cidade e reinventando as relações entre a arte e a vida”, afirma a vereadora, no texto do projeto.
Requerimentos
Outros dois requerimentos foram aprovados pelo plenário durante a sessão, ambos relativos à realização de sessões solenes. Foram deferidos os pedidos do vereador Cassio Trogildo (PTB), que solicitou a realização de sessão solene no dia 6/5, às 21 horas, destinada a homenagear o transcurso dos 100 anos do Ypiranga Futebol Clube de Porto Alegre, e a solicitação do vereador João Carlos Nedel (PP), que prevê a realização de uma sessão solene em 23/5, às 19 horas, a fim de assinalar o transcurso dos 60 anos de fundação da Secretaria da Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre (Cáritas Arquidiocesana).
Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)