Pauta

Filme sobre Enid Backes será lançado na Câmara nesta quarta

Atividade integra programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher

Teatro Glênio Peres
Filme será exibido no Glênio Peres (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

Nesta quarta-feira (8/3), às 17h, no Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal de Porto Alegre, ocorrerá o lançamento do filme curta-metragem "Enid Backes", do Projeto Cinematrográfico Memorial das Mulheres RS. O ato integra a programação de atividades da Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo no decorrer do mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A entrada é gratuita.

O Projeto Cinematográfico Memorial das Mulheres do RS consiste em apresentar a história de mulheres que tiveram participação destacada nas conquistas dos direitos e valorização das mulheres. Entre as personagens do projeto estão, além de Enid Backes, Dercy Furtado e Matilde Cechin. 

Enid Diva Marx Backes, 85 anos, é socióloga e militante de movimentos sociais, tendo participado das lutas pela redemocratização do país, pela anistia, e de trabalhadoras e trabalhadores ligados a sindicatos. Em 1982, foi candidata a deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT), partido do qual é uma das fundadoras. Pela sua atuação como precursora do movimento feminista no Rio Grande do Sul, ainda nos anos 1970, foi escolhida por Tarso Genro – à época, prefeito de Porto Alegre – para liderar a primeira Coordenadoria Municipal da Mulher no Estado. O histórico de defesa dos direitos humanos e, sobretudo, dos direitos da mulher, levaram o Coletivo Feminino Plural a dar seu nome ao acervo, pioneiro no Estado a dedicar-se às obras feministas.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)