Plenário

Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais são homenageados

Lemos lembrou histórico de regulamentação da fisioterapia e terapia ocupacional Foto: Elson Sempé Pedroso
Lemos lembrou histórico de regulamentação da fisioterapia e terapia ocupacional Foto: Elson Sempé Pedroso

Os 40 anos da regulamentação das profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional (TO) no Brasil foram celebrados na sessão desta quinta-feira (8/10) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Proposta pela Mesa Diretora da Casa, a homenagem contou com a presença do vice-presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 5ª Região (Crefito-5), Jadir Camargo Lemos.

O vereador e médico Dr. Thiago Duarte (PDT) saudou o Crefito-5 pela Mesa Diretora, destacando o valor dos fisioterapeutas e dos TOs na reabilitação dos indivíduos. "Eles trabalham para que as pessoas não sejam excluídas da sociedade", disse. Frente à importância das duas atividades para o bem-estar humano, o vereador defendeu a consolidação da participação de fisioterapeutas e TOs nas equipes interdisciplinares de saúde, visando à reabilitação e à reinserção de pacientes, inclusive de usuários de drogas.       

Lemos lembrou que as profissões de fisioterapia e TO foram regulamentadas em decreto-lei em 13 de outubro de 1969 e hoje agregam mais de 140 mil profissionais registrados no Brasil. No Rio Grande do Sul, há 10 mil fisioterapeutas e 500 TOs, que trabalham em 1.200 consultórios, 1.100 empresas, 212 entidades filantrópicas e 188 órgãos públicos, e existem 29 escolas superiores das especialidades. Mesmo assim, segundo Lemos, ainda é difícil o acesso das classes populares a esses serviços, sendo o fortalecimento e a inserção desses profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS) o principal objetivo das entidades das categorias na atualidade. 

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Ouça:
Câmara homenageia fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais