Pauta

Foto de Dilamar Machado será descerrada nesta sexta

Dilamar Machado na tribuna da CMPA durante seu mandato como vereador Foto: Arquivo CMPA
Dilamar Machado na tribuna da CMPA durante seu mandato como vereador Foto: Arquivo CMPA

A homenagem feita ao ex-vereador Dilamar Machado, há sete anos, será, agora, ratificada pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Falecido em 2001, o pedetista passou a emprestar seu nome ao Salão Nobre da Casa, de acordo com a Resolução nº 1.608, de 12 de março de 2002. Nesta sexta-feira (22/5), às 11h30min, o presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), e os integrantes da Mesa Diretora descerram uma foto do comunicador que se tornou político com o desejo de ampliar o seu trabalho social.
 
Dilamar Valls Machado iniciou a carreira política em 1968, ano em que o governo militar editou o AI-5. Eleito vereador, pelo MDB, que no bipartidarismo aglutinou as oposições à ditadura, ele tinha um sonho: a recuperação do 4º Distrito. Chegou a encaminhar o assunto quando, como presidente da Câmara, assumiu a prefeitura da cidade.

Homem dedicado ao debate e à articulação políticas, Dilmar foi cassado pelo AI-5, em 1969. Voltou, então, a dedicar-se apenas à comunicação. Quando houve a abertura, aderiu ao partido criado pelo ex-governador Brizola, o PDT. Como pedetista concorreu e foi eleito deputado estadual, em 1982, e a vereador em 1988 e 1992.  Em 1994, exerceu o cargo de secretário de Comunicação Social do governo Alceu Collares.

Assessoria de Imprensa CMPA