Frente Parlamentar de Atenção Integral a Saúde do Homem é proposta por Mendes Ribeiro
80% das enfermidades que mais atingem os homens podem ser encaminhadas em ambulatórios
Um espaço para propor, desenvolver estudos de viabilidade, oportunizar seminários e fiscalizar as Casas de Saúde e órgãos voltados a promoção da saúde do homem é o objetivo do vereador Mendes Ribeiro, com a instalação da Frente Parlamentar de Atenção Integral a Saúde do Homem.
No âmbito federal, já há uma Coordenação responsável pela Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH), com ações em 5 eixos: acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade, doenças prevalentes na população masculina e a prevenção de violências e acidentes.
O vereador trabalha para a descentralização do atendimento através de pequenos ambulatórios nas periferias, com clínico geral e urologia, facilitando o acesso do cidadão ao diagnóstico e tratamento. “80% das enfermidades que mais atingem os homens podem ser encaminhadas em ambulatórios”, completou Mendes Ribeiro.
Com a Frente, o vereador acredita que mais soluções como estas podem ser projetadas e transformadas em uma mudança cultural de prevenção.
“As políticas que existem ainda são recentes e sofrem resistências e preconceitos. Hoje, com novembro azul, conseguimos trabalhar de forma efetiva a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas é um campo mais amplo. Atendimento integral à saúde é um direito fundamental, constitucional”, finalizou.