CIDADE

Frente Parlamentar de Recuperação do Centro Histórico faz reunião ampliada com presença do Prefeito

Nelson Marchezan Jr. ouviu demandas dos moradores do Centro, do Menino Deus e da Cidade Baixa

(foto: Joel Vargas/PMPA)
(foto: Joel Vargas/PMPA)

Em reunião com representantes da Frente Parlamentar do Centro Histórico e integrantes de associações dos bairros Centro Histórico, Cidade Baixa e Menino Deus, nesta terça-feira, 7, o prefeito Nelson Marchezan Júnior disse que a Capital só vai mudar se forem feitas mudanças na área da despesa, da receita e na desburocratização de processos, além do estabelecimento de parcerias público privadas.  “Vamos fazer mudanças estruturantes na cidade”, destacou Marchezan, durante encontro na Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), ao falar sobre a crise das finanças e as ações do governo para que Porto Alegre volte a se desenvolver e a gerar empregos. A reunião foi organizada por Moisés Barboza a partir de pedidos feitos pelas associações nas reuniões anteriores. 


Entre os temas destacados pelos representantes estão o combate ao comércio informal na região central, a segurança pública, a questão dos moradores de rua e a execução de serviços como capina e limpeza das praças.  
Os participantes do encontro destacaram que o trabalho desenvolvido visa a garantir o bem-estar e a melhoria dos espaços de uso coletivo. "Essas reuniões são muito importantes para não tirar o pé da realidade, da vida real da cidade", disse o prefeito.

O vice-presidente da Associação Comercial de Porto Alegre, Nilton Motta, disse que a entidade é parceira e dará sua contribuição para o processo de mudança. “Ajudar a governar significa apoiar as atitudes necessárias”, destacou. A presidente interina da ACPA, Susana Englert, disse que o espaço da entidade está aberto para sediar as reuniões e construir uma corrente positiva de transformação. 

A Frente Parlamentar do Centro Histórico, presidida pelo líder do governo na Câmara, Moisés Barboza, foi criada em maio, e conta com a participação dos vereadores Ricardo Gomes, Luciano Marcantônio e Comandante Nádia, secretária da Frepad.

Estiveram presentes Mario Englert (arquiteto), Andrea Dias (Vizinhança na Calçada), Keicielly Oliveira (Vizinhança na Calçada), Carla Santos (Vizinhança na Calçada e editora do jornal Voz da Vizinhança), Paulo Ubiratan Terra (Associação dos Moradores do Centro Histórico),  José Paulo Barros (S.O.S Menino Deus), Carla Kolrausch (S.O.S Menino Deus), Ana Lenz (Associação dos Moradores do Centro Histórico), Marco Geraldo Schorr (Associação Comunitária do Centro Histórico) e Luciane Teles (Associação Comercial de Porto Alegre). (Texto de Eliane Iensen/PMPA)